Notícias

Home

Notícias

Poeira do Saara cobre cidades da Europa, veja a notícia

Publicada por Samira Avelar em 17/03/2022
Tags:

Poeira do Saara chega na Europa

Céu laranja, pouca visibilidade e poeira cobrindo veículos e ruas, esse era o cenário de vários países da Europa desde o começo da semana. Correntes de ar da área do deserto do Saara trouxeram partículas de areia e poeira para esses países. É esperado que a poeira continue até essa quinta-feira (17) na Península Ibérica, a mais afetada. Outras regiões atingidas foram: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Países Baixos e Itália.

Além da areia, partículas de aerossol de cinzas de vulcão, fuligem e fumaça de queimadas e emissões de indústrias e veículos, também vem junto da massa de ar. E todos esses elementos juntos prejudicam a qualidade do ar. Na Espanha, foi recomendado o uso de máscaras específicas para evitar a inalação dessas partículas que podem trazer problemas respiratórios.

Brasil

Algo parecido aconteceu no Brasil: tempestades de areia cobriram cidades. Confira o vídeo:

Clique aqui e assista às imagens exclusivas

Outras tempestades de areia

Confira o vídeo exclusivo registrado por várias câmeras do Clima ao Vivo mostrando outra tempestade de areia atingindo várias cidades do noroeste paulista. As imagens são surpreendentes!


Clique aqui e confira o vídeo exclusivo!


Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

O fenômeno

Se trata de uma grande massa de partículas de poeira/areia, que é deslocada por fortes ventos turbulentos, sendo elevada do solo até a uma altura considerável. As tempestades de areia são mais frequentes em áreas com grande quantidade de areia, baixa umidade e solo desprovido de vegetação, como os desertos, por exemplo. São pouco comuns no Brasil.

A maioria aparece naturalmente, com o aquecimento da superfície do solo pelos raios solares, fazendo com que a temperatura do chão vá de 30ºC às 8h para 80ºC ao meio-dia. Esse forte aquecimento promove os ventos.

A intensidade dos ventos varia de acordo com a localidade, ocasionando desde o levantamento da poeira até tempestades de areia com ventos que podem passar de 100 km/h.

Apesar de serem fenômenos naturais, acontecem com maior frequência devido a ação humana. O desmatamento e o esgotamento dos solos tendem a aumentar a área coberta pela areia, tornando a região propícia para as tempestades. Fonte: Tempo João Pessoa.

Guaxupé/MG

A câmera do Clima ao Vivo em Guaxupé/MG também registrou uma nuvem de poeira. Confira o vídeo exclusivo:

NUVEM DE POEIRA EM GUAXUPÉ

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

Tempestade de areia em Guaxupé

Uma tempestade de areia ou de poeira ocorre quando a umidade relativa do ar está baixa, permitindo a suspensão de partículas e o seu transporte para quilômetros de distância pelos ventos.

Uma nuvem de poeira ocorreu em Guaxupé e na cidade vizinha, Guaranésias, no sul de Minas Gerais. Os moradores das cidades se assustaram com o ocorrido e gravaram vídeos mostrando a intensidade com que a poeira avançava. Os vídeos viralizaram nas redes sociais. Procuramos por mais informações, porém, nossa equipe não conseguiu localizar os responsáveis pela gravação e divulgação dos vídeos.

Lagoa da Prata/MG

A câmera do Clima ao Vivo em Lagoa da Prata/MG registrou um avanço de chuva com rajadas de vento junto de poeira e fuligem de queimada. Confira o vídeo exclusivo:

CHUVA, POEIRA E QUEIMADA EM LAGOA DA PRATA

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

Campo Grande/MS

A câmera do Clima ao Vivo registrou uma tempestade de areia em Campo Grande/MS, após passar por Maracaju/MS. As imagens são impressionantes! Confira o vídeo exclusivo:

TEMPESTADE DE AREIA EM CAMPO GRANDE


Clique aqui e veja o vídeo completo

Maracaju/MS

Também registramos uma tempestade de areia em Maracaju, veja:

Clique aqui e veja o vídeo completo!


Confira as notícias:

O calor ainda será intenso nas próximas semanas no país
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Despedida do verão e chegada do outono, o que esperar para o mês de março?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A