Notícias

Home

Notícias

DIA VIRA NOITE! Tempestade de areia atinge Campo Grande/MS, veja o vídeo inédito

Publicada por Thalyta Araújo em 15/10/2021
Tags:

Clique aqui e veja o vídeo completo!

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Tempestade de areia em Campo Grande/MS

A câmera do Clima ao Vivo em parceria com o Bahamas Suíte Hotel registrou uma tempestade de areia em Campo Grande/MS na tarde desta sexta-feira (15), após passar por Maracaju/MS. As imagens são impressionantes! Confira o vídeo exclusivo:

TEMPESTADE DE AREIA EM CAMPO GRANDE

Mortes

Durante a tempestade um barco-hotel que estava no Rio Paraguai, em Corumbá, virou e seis passageiros morreram.

Transtornos

Foi registrado várias explosões de cabos de energia e muitas quedas de árvores em várias cidades do Mato Grosso do Sul, apenas em Campo Grande foram em torno de 60! Por volta de 4 mil casas ficaram sem luz até às 21:00h de sexta-feira (15) e um prejuízo de cerca de 30 mil reais foi relatado pelo setor de comércio, devido a falta de energia. As rajadas de vento chegaram aos 94 km/h, na capital, às 15:00h de sexta (15), segundo o aeroporto internacional. Na cidade de Ribas do Rio Pardo chegou à 117 km/h, de acordo com o INMET.

Maracaju/MS

Também registramos uma tempestade de areia em Maracaju, veja:


Clique aqui e veja o vídeo completo!

Por que acontecem essas tempestades?

Uma tempestade de areia ou de poeira ocorre quando a umidade relativa do ar está baixa, permitindo a suspensão de partículas e o seu transporte para quilômetros de distância pelos ventos. "Os ventos intensos levantam uma quantidade significativa de poeira do solo para atmosfera, podendo transportar essas partículas por grandes distâncias”, explica a meteorologista Bianca Lobo da Climatempo.

Uma grande massa de partículas de poeira/areia é deslocada esses ventos fortes e turbulentos, sendo elevada do solo até a uma altura considerável. As tempestades de areia são mais frequentes em áreas com grande quantidade de areia, baixa umidade e solo desprovido de vegetação, como os desertos, por exemplo. São pouco comuns no Brasil, embora estejam acontecendo com certa frequência.

A maioria aparece naturalmente com o aquecimento da superfície do solo pelos raios solares, fazendo com que a temperatura do chão vá de 30ºC às 8:00h para 80ºC ao meio-dia. Esse forte aquecimento promove os ventos. A intensidade da ventania varia de acordo com a localidade, ocasionando desde o levantamento da poeira até tempestades de areia com ventos que podem passar de 100 km/h.

Apesar de serem fenômenos naturais, acontecem com maior frequência devido a ação humana. O desmatamento e o esgotamento dos solos tendem a aumentar a área coberta pela areia, tornando a região propícia para as tempestades. Fonte: Tempo João Pessoa

Outras tempestades de areia

Confira o vídeo exclusivo registrado por várias câmeras do Clima ao Vivo mostrando outra tempestade de areia atingindo várias cidades do noroeste paulista. As imagens também são surpreendentes!

As câmeras do Clima ao Vivo também registraram tempestades de areia em Morro Agudo/SP e Guaxupé/MG, confira!

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A