Logo

Notícias

Home

Notícias

Tempestade de areia/poeira na região de Guaxupé, veja o vídeo exclusivo

Publicada por Samira Avelar em 16/08/2021
Tags:

Clique aqui e assista às imagens exclusivas

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Chuva

câmera do Clima ao Vivo em parceria com o Sicoob Agrocredi em Guaxupé/MG registrou uma nuvem de poeira na tarde desta segunda-feira (16).

Timelapse

Confira o vídeo exclusivo:

NUVEM DE POEIRA EM GUAXUPÉ

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

VEJA GUAXUPÉ AO VIVO!

Tempestade de areia

Uma tempestade de areia ou de poeira ocorre quando a umidade relativa do ar está baixa, permitindo a suspensão de partículas e o seu transporte para quilômetros de distância pelos ventos.

Nesta segunda (18), uma nuvem de poeira ocorreu em Guaxupé e na cidade vizinha, Guaranésias, no sul de Minas Gerais.

Os moradores das cidades se assustaram com o ocorrido e gravaram vídeos mostrando a intensidade com que a poeira avançava. Os vídeos viralizaram nas redes sociais. Procuramos por mais informações, porém, nossa equipe não conseguiu localizar os responsáveis pela gravação e divulgação dos vídeos.

A câmera do Clima ao Vivo em parceria com o Sicoob Agrocredi, que fica localizada na região central de Guaxupé registrou a formação da nuvem de poeira durante o fim tarde.

O fenômeno

Se trata de uma grande massa de partículas de poeira/areia, que é deslocada por fortes ventos turbulentos, sendo elevada do solo até a uma altura considerável. As tempestades de areia são mais frequentes em áreas com grande quantidade de areia, baixa umidade e solo desprovido de vegetação, como os desertos, por exemplo. São pouco comuns no Brasil.

A maioria aparece naturalmente, com o aquecimento da superfície do solo pelos raios solares, fazendo com que a temperatura do chão vá de 30ºC às 8h para 80ºC ao meio-dia. Esse forte aquecimento promove os ventos.

A intensidade dos ventos varia de acordo com a localidade, ocasionando desde o levantamento da poeira até tempestades de areia com ventos que podem passar de 100 km/h.

Apesar de serem fenômenos naturais, acontecem com maior frequência devido a ação humana. O desmatamento e o esgotamento dos solos tendem a aumentar a área coberta pela areia, tornando a região propícia para as tempestades. Fonte: Tempo João Pessoa.

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A