Clique aqui e assista às imagens exclusivas
VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL
Chuva
A câmera do Clima ao Vivo em parceria com o Sicoob Agrocredi em Guaxupé/MG registrou uma nuvem de poeira na tarde desta segunda-feira (16).
Timelapse
Confira o vídeo exclusivo:
NUVEM DE POEIRA EM GUAXUPÉ
Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!
VEJA GUAXUPÉ AO VIVO!
Tempestade de areia
Uma tempestade de areia ou de poeira ocorre quando a umidade relativa do ar está baixa, permitindo a suspensão de partículas e o seu transporte para quilômetros de distância pelos ventos.
Nesta segunda (18), uma nuvem de poeira ocorreu em Guaxupé e na cidade vizinha, Guaranésias, no sul de Minas Gerais.
Os moradores das cidades se assustaram com o ocorrido e gravaram vídeos mostrando a intensidade com que a poeira avançava. Os vídeos viralizaram nas redes sociais. Procuramos por mais informações, porém, nossa equipe não conseguiu localizar os responsáveis pela gravação e divulgação dos vídeos.
A câmera do Clima ao Vivo em parceria com o Sicoob Agrocredi, que fica localizada na região central de Guaxupé registrou a formação da nuvem de poeira durante o fim tarde.
O fenômeno
Se trata de uma grande massa de partículas de poeira/areia, que é deslocada por fortes ventos turbulentos, sendo elevada do solo até a uma altura considerável. As tempestades de areia são mais frequentes em áreas com grande quantidade de areia, baixa umidade e solo desprovido de vegetação, como os desertos, por exemplo. São pouco comuns no Brasil.
A maioria aparece naturalmente, com o aquecimento da superfície do solo pelos raios solares, fazendo com que a temperatura do chão vá de 30ºC às 8h para 80ºC ao meio-dia. Esse forte aquecimento promove os ventos.
A intensidade dos ventos varia de acordo com a localidade, ocasionando desde o levantamento da poeira até tempestades de areia com ventos que podem passar de 100 km/h.
Apesar de serem fenômenos naturais, acontecem com maior frequência devido a ação humana. O desmatamento e o esgotamento dos solos tendem a aumentar a área coberta pela areia, tornando a região propícia para as tempestades. Fonte: Tempo João Pessoa.