Notícias

Home

Notícias

O calor ainda será intenso nas próximas semanas no país

Publicada por Thalyta Araújo em 03/03/2022
Tags:

O calor ainda será intenso nas próximas semanas no Brasil

O mês de fevereiro foi marcado por temperaturas muito altas no Brasil e março não diferirá, as primeiras semanas do mês serão quentes em muitos estados brasileiros. Ainda não tem expectativa para frio, e o calor segue na segunda semana de março.

Calor intenso

As temperaturas ultrapassam os 30 °C em boa parte do país. E nesta quinta-feira (03) o destaque fica entre o interior da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará (centro-norte), com máximas de 36° a 38 °C. No litoral do Rio de Janeiro, entre a Costa Verde, Grande Rio, Região do Lagos e Baixada Fluminense, as temperaturas também ficam elevadas, e os ponteiros podem chegar aos 38 °C nesta quinta-feira (03).

No interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul (leste) e Rio Grande do Sul (interior), as temperaturas podem passar dos 35 °C. Na capital capixaba as máximas também ficam em 35 °C.

Na cidade do Rio e na capital paulista, pode ter novos recordes de temperaturas nesta quinta-feira (03). A máxima em São Paulo fica em 34° C e no Rio de Janeiro fica em 38° C, sendo que até o momento, a maior temperatura do verão é de 33,8 °C em São Paulo e no Rio de Janeiro 38,2 °C.


                                                                                                                     Foto: SMAC

Como fica os próximos dias?

As temperaturas podem oscilar nos próximos dias, mas de modo gral o calor será persistente em todo o país. Áreas do Ceará, Rio de Grande do Norte (interior), Paraíba (interior), Mato Grosso do Sul e São Paulo (interior), o calor intenso segue nos próximos dias com temperaturas acima dos 35°C.

Já no Rio de Janeiro as máximas ficam um pouco mais amenas no fim da semana, mas ainda com temperaturas entre os 34°C a 36°C.


O que está impedindo de ter frentes frias avançando pelo Brasil?

Decorrente a circulação anticiclônica, também chamada de ‘‘escoamento bloqueado’’ que se estabelece em médios níveis da atmosfera, impedem que os sistemas se desloquem para o Sudeste.  Assim, as frentes frias que chegam ao Sul do Brasil, até avançam pelo litoral da região, mas se fastam para o alto-mar. Dessa forma as temperaturas altas se mantêm alto, pois o ar frio que acompanha estes sistemas não conseguem avançar.

Chuva

A chuva será generalizada e intensa nos próximos dias entre as Regiões Norte e Nordeste. Pode ter volumes e acúmulos altos, inclusive para as capitais, e Salvador será o destaque até o fim de semana.

No centro-sul do país as pancadas de chuva frequente entre a tarde a anoite podem vir forte e intensa em alguns pontos. Em São Paulo, o risco de chuva aumenta já nesta sexta-feira (04), mas o fim de semana será de sol e calor. A chuva pode ser intensa, mas se concentra entre a tarde e a noite.

A chuva forte ainda será persistente no Mato Grosso, principalmente nas áreas do norte do estado. Já no Sul, a chuva acontece em forma de temporal em áreas de Santa Catarina e do Paraná nesta sexta-feira (04). E no fim de semana, a chuva diminui nestas áreas mais se intensifica no centro-sul gaúcho. Com informações da Climatempo. 


Confira as notícias:

Passagem de chuva em Londrina/PR
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Despedida do verão e chegada do outono, o que esperar para o mês de março?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades



Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A