Notícias

Home

Notícias

Despedida do verão e chegada do outono, o que esperar para o mês de março?

Publicada por Thalyta Araújo em 25/02/2022
Tags:

Previsão do tempo para o mês de março 2022

O mês de março começa sob influência do bloqueio atmosférico na região central do Brasil, com tempo mais aberto, quente e ensolarado que predominará no Sudeste e Centro-Oeste e as frentes frias. Às áreas de instabilidade e os sistemas que levam a chuva estarão restritos ao Sul do país, especialmente sobre o Rio de Grande do Sul e Santa Catarina.

No entanto, mesmo com o bloqueio atmosférico, não há expectativa para volumes expressivos de forma generalizada na região sul. Espera-se pelo aumento em relação aos últimos meses, porém, não o suficiente para reverter o cenário. O bloqueio deve persistir até o final do décimo dia de março.

Assim, até meados dos primeiros 10 dias de março, as regiões do Centro-Oeste, Sudeste, partes do Nordeste e Sul da Região Norte, o tempo fica firme, quente e chuvas irregulares que vem como pancadas.

Chuva perde força no Sul e ganha força no centro do país

No segundo decênio do mês, o bloqueio atmosférico se rompe e os sistemas frontais, que levam a chuva voltam a avançar sobre o país. Assim, a chuva retorna para o Sudeste, aumenta no Centro-Oeste, inclusive no estado de Goiás e alcança a Bahia. Já ao sul do Brasil, o tempo seco volta a predominar. Vale lembrar que o aumento de chuva no Mato Grosso do Sul (sul) e Goiás, não significa recordes na média histórica, inclusive elas devem ficar abaixo do esperado durante todo o mês. 

Nas demais áreas do país, como o norte do Nordeste, mais precisamente entre o Rio Grande do Norte até o Maranhão, março seria um mês chuvoso decorrente a migração da Zona de Convergência Intertropical em direção ao continente, porém, a previsão climática indica o contrário.

Com o Atlântico tropical norte mais quente do que o Atlântico tropical Sul, o posicionamento da ZCIT deve ocorrer ao norte da sua posição média climatológica. A chuva nessa faixa norte do Nordeste (e em partes do Tocantins e Pará (leste)) tende de ser abaixo da média histórica. Assim, serão menores os índices pluviométricos e com mais dias de sol, e temperaturas altas nessas regiões. O mês de março será quente em quase todo o país.


                                                             Figura 1: Anomalia precipitação mensal - Fonte: Climatempo

A Região mais afetada com a falta da chuva ainda será o sul do país. E apesar desta descida pontual da chuva e da melhora do solo para soja e da segunda safra do milho, é uma condição restrita apenas ao primeiro decêndio do mês. A chuva diminui e o tempo fica firme e com ele os problemas com o déficit hídrico.

Como será o outono 2022?

A estação se inicia no dia 20 de março, às 12h33min pelo horário de Brasília e será marcada pela redução da chuva na região central e frio precoce.

As primeiras ondas de frio chegam mais cedo esse ano, já no mês de abril. O mês de maio, deve ser com temperaturas bem oscilantes, com dias quente e dias frios, decorrente ao avanço de massas de ar de origem polar.

Abril e maio serão meses secos em todo o Sul, Sudeste e em grande parte do Centro-Oeste, por conta da La Niña e do grande bolsão de águas quentes próximos ao Uruguai, desfavorecendo a formação e a passagem de frentes frias pela costa do Sul e Sudeste. Com informações da Climatempo.

Fique atento as atualizações no decorrer dos meses!


Confira as notícias:

Volumes expressivos de chuva para MG, RJ e ES
Calor, ar abafado e pouca chuva para o estado de São Paulo
Rio de Janeiro permanece em estado de alerta, confira a notícia
Frio, calor, baixa umidade e chuva para os estados do Sul do Brasil


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades




Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A