Notícias

Home

Notícias

Nova frente fria avança pela Argentina, Uruguai e sul do Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 05/07/2022
Tags:

Nova frente fria avança pela Argentina, Uruguai e sul do Brasil 

Nesta terça-feira (5), uma frente fria se afasta da costa brasileira, tendo alcançado pouca abrangência sobre o continente sul-americano, pois há uma massa de ar seco no interior do continente oferecendo resistência para o ingresso de frentes frias e chuva no interior do continente.

A massa de ar seco é responsável influenciar o tempo em boa parte do Brasil, Peru, Bolívia e Paraguai, com manhãs frias, tarde quentes e baixa umidade relativa do ar.

Na quarta-feira (6) a expectativa é que uma nova frente fria se forma nas proximidades da costa de Argentina e Uruguai, e deve mudar o tempo na região de Buenos Aires e todo o Uruguai já na tarde e noite de quarta-feira, há previsão de pancadas de chuva forte acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

A previsão é que essa frente fria alcance a campanha gaúcha na quinta-feira (07), e mude o tempo na metade sul do Rio Grande do Sul, com eventos de chuva forte e trovoadas. Após uma rápida passagem pelo estado gaúcho, a frente fria se afasta diminuindo a chuva.

Depois da passagem de uma frente fria uma massa de ar frio ganha espaço e derruba as temperaturas, contudo, essas massas podem ter características mais frias do que outros, trazendo os eventos de ondas de frios intensas, mas não deve ser o caso desta semana. A massa de ar frio não trará temperaturas muito significativos (baixas).

Na Cordilheira dos Andes, entre a Argentina e o Chile, estarão as menores temperaturas da América do Sul, na maioria devido a sua geografia. Devido à cadeia de montanhas, as menores temperaturas na Argentina ficam em toda a faixa oeste do país, com mínima entre -6 e -3 °C entre Bariloche e Mendoza.

No Uruguai, as menores temperaturas nestes próximos dias ficam entre 3 e 6 °C em boa parte do país, com exceção da faixa litorânea e do extremo norte, que ficam com mínimas entre 6 e 9 °C. O Paraguai não sentirá influência desta massa de ar esta semana, com as menores temperaturas entre 15 e 21 °C.

O Chile receberá duas frentes frias esta semana, a primeira na quarta-feira (06) e outra na sexta-feira (08). Esses dois eventos prometem trazer chuva e queda de temperatura para o país. As frentes frias não abrangem a Argentina devido à barreira natural da Cordilheira. Há expectativa é de temperatura mínimas entre 1 e 6 °C nesta semana.

Outro sistema meteorológico bastante conhecido que deve atuar nestes próximos dias é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que espalha instabilidades por todo o norte do continente sul-americano, incluindo o Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e alguns estados do Brasil.

O sistema é formado pela confluência dos ventos de ambos os hemisférios, formando nuvens carregadas que espalham chuva forte e trovoadas pela região. Mesmo durante o inverno, estes países não costumam ter temperaturas mínimas baixas, sobretudo por estarem na região tropical. Com informações da Climatempo.

Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:


                                                                Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                               Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                                    Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                   Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Julho será o mês mais frio? Confira a previsão para todas as regiões do Brasil

Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A