Alertas

Home

Alertas

Ciclone intenso deixa Região Sul do país em alerta máximo. Confira a notícia

Publicada por Thalyta Araújo em 17/05/2022

Ciclone intenso deixa Região Sul do país em alerta máximo

O ciclone extratropical que já pode ser observado sobre o mar, na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, deve se intensificar nesta terça-feira (17), evoluindo para uma tempestade subtropical. É o que a Marinha do Brasil prevê e em nota oficial divulgou para o público na tarde desta segunda-feira (16).

A Marinha prevê o desenvolvimento de um ciclone subtropical a cerca de 900 km do litoral do Rio Grande do Sul, na posição 38°S 045°W. O sistema deverá ser batizado de Yakecam e será o décimo quinto sistema meteorológico significativo que se formará em águas oceânicas brasileiras e a receber um nome.



Figura 1: Satélite GOES-16 – Canal 13 (manchas em azul, verde e amarelo claro, mostra a movimentação do ciclone) - Fonte: Climatempo


Este sistema tem chamado atenção dos meteorologistas brasileiros, e outros centros internacionais de monitoramento meteorológico, por sua trajetória anômala, que tende de avançar do mar para o continente. O comum é que estes ciclones passem pela costa da Região Sul, às vezes do Sudeste, e avance para o alto-mar.

A Marinha prevê que este sistema adquira característica tropical entre a noite desta terça-feira (17) e a madrugada de quarta-feira (18). O sistema se aproximará do litoral do Rio Grande do Sul (sul) e pode se deslocar rente ao litoral gaúcho e ao litoral sul de Santa Catarina, a expectativa é que ele comece se afastar do litoral catarinense seguindo em direção a costa da Região Sudeste, mas já afastando do continente e com ventos mais amenos.

O alerta já havia sido feito sobre a possibilidade da formação do sistema e seu potencial de perigo para a navegação em águas brasileiras e para população na Região Sul. Este ciclone é uma área de baixa pressão atmosférica muita intensa, que normalmente não se é vista independente da sua classificação. O sistema tem um potencial forte e pode provocar ventania perigosa, com risco de destelhamento de coberturas frágeis, queda de galhos grande e outros possíveis transtornos.

Ressaca intensa

O vento forte provocado pelo ciclone sobre o oceano deixa o mar agitado e gera grandes ondas que vão provocar ressaca no litoral da Região Sul e parte do Sudeste. A situação é de perigo para a navegação marítima.


Ondas gigantes

Nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18) de maio de 2022, a previsão é que as ondas alcancem uma altura de 2,5 a 4,0 metros entre Rio Grande/RS e Laguna/SC e de 2,5 a 3,5 metros entre o litoral do sul de São Paulo até a região dos Lagos/RJ.

Abaixo mostra o mapa especial de alerta para este ciclone


                                       Figura 2: Alerta de ventania e ressaca de forte ciclone entre 17 e 18/05/22 – Fonte Climatempo

 


Impactos no estado do RS e SC

O Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão os mais impactados pelo ciclone. Este ciclone mesmo enfraquecido poderá provocar ventos moderados a fortes no Paraná (leste), São Paulo (sul e leste) e Rio de Janeiro, porém não será vento intenso como os esperados para portes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Vetos rigorosos e perigos devem ser sentidos no litoral e em todo o sul e leste do Rio Grande do Sul, no sul de Santa Catarina, incluindo as capitais. As rajadas de vetos mais intensas podem alcançar uma velocidade de até 110 km/h.

As regiões metropolitanas de Porto Alegre e de Florianópolis ficam em alerta para a ventania ciclônica até a noite de quarta-feira (18). Na madrugada e manhã de quinta-feira (19), a expectativa é que o vento fique mais ameno em Porto Alegre, mas Florianópolis ainda poderá sentir fortes rajadas de vento ente 60 e 70 km/h. Com informações do Climatempo. 

Ciclones no Brasil

Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil? Confira a notícia que o Clima ao Vivo produziu sobre o assunto!


Confira as notícias:

Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Semana mais gelada do ano. Confira a previsão para os próximos dias
Chuva persistente e semana instável em boa parte do Norte e Nordeste do país
Neve, frio intenso, ciclone, ventania e mar agitado: tempo atípico para essa semana


AO VIVO:

Veja mais de 230 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A