Notícias

Home

Notícias

Neve, frio intenso, ciclone, ventania e mar agitado: tempo atípico para essa semana

Publicada por Thalyta Araújo em 16/05/2022
Tags:

Neve, rajadas de vento, mar agitado e ar frio: tempo atípico para essa semana

A semana será atípica com condições de tempo que não são observadas com frequência, como o Ciclone, que pode passar de extratropical para subtropical, e irá represar o ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil, além da neve e uma onda de muito frio, ou ainda ventania e alerta de ressaca em áreas costeiras.

Tudo isso acontece decorrente a formação de um forte sistema meteorológico: um ciclone extratropical que poderá se transformar em um subtropical. Caso isso ocorra, ele ganhará um nome definido pela Marinha do Brasil, “Yakecan”, que significa “som do céu”.

Em 2021, foram observados três ciclones subtropicais:

- Ubá (canoa indígena), em dezembro;
- Raoni (grande guerreiro), em junho;
- Potira (flor), em abril;

O ciclone subtropical é um sistema híbrido, o que significa que ele está no meio-termo entre um extratropical e um tropical. O sistema começou a se organizar no domingo (15), associada a uma frente fria que já levou muita chuva sobre os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Nesta segunda-feira (16), o centro de baixa pressão atmosférica, na costa do Rio Grande do Sul, pode fazer a transição mantendo algumas características extratropicais, mas apresentará ventos dignos de um sistema tropical. A tendência é que a reclassificação do sistema meteorológico para ciclone subtropical ocorra na terça-feira (17), dia em que teremos ventos intensos, neve e um centro de baixa pressão em torno de 990hPa, proporcionando tempo severo.




                               Figura 1: Projeção da intensificação do centro de baixa pressão  - Fonte: Windy.com/Climatempo

A projeção futura da intensificação do centro de baixa pressão atmosférica sobre o mar, na costa do Rio Grande do Sul, e seu movimento atípico indo para o continente, entre a noite do domingo, 15 de maio, e a quinta-feira (19) de maio de 2022.

Como dito anteriormente, este sistema origina um ciclone extratropical que poderá evoluir para um ciclone subtropical. Centros de baixa pressão atmosférica com menos de 1000 hPa são potencialmente perigosos e provocam rajadas de vento de 100 km/h ou maiores.

As linhas brancas indicam isóbaras, linhas que unem pontos com o mesmo valor de pressão atmosférica, medidas no caso em hectopascais (hPa). As manchas em tons de roxo/rosa indicam a velocidade do vento que está em quilômetros por hora.  O tom de roxo claro e brilhante indica as velocidades mais elevadas, acima de 80 km/h. Esta é uma reprodução do site windy.com, baseada no modelo de previsão europeu ECMWF.

Neve e onda de frio intensa

O posicionamento do ciclone na região costeira gaúcha vai contribuir para que haja infiltração de umidade em atmosfera muito fria, possibilitando a ocorrência de neve ou chuva congelante em áreas da serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul já na noite de terça-feira (17) e ao longo da quarta-feira (18). O sul do Paraná poderá ter estes tipos de precipitações.

Ar gelado predomina o interior do Brasil

A condição extratropical se manifesta também em forma ar frio que avança por todo o centro-sul brasileiro favorecendo uma queda brusca e muito acentuada de temperatura.

No decorrer da semana recorde de temperaturas do ano podem ser batidos em diversas capitais, até alguns recordes podem ser registrados.

Atenção: São Paulo, poderá registrar menor temperatura para um dia de maio desde 1990, que registrou 5,8° C em 23/05/1990, segundo INMET.

Atenção: Previsão de temperaturas de 5° C, as capitais Brasília e Goiânia poderão ter o ar frio mais intenso para um dia de maio, desde 1977.

Com o afastamento da umidade a partir já na quarta-feira (18), a expectativa é de geada em várias áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás (interior paulista e sul) e Minas Gerias (Triângulo Mineiro e sul), até sexta-feira (20).



                     Figura 2: Estimativa das temperaturas as 6h de 19/05/2022, conforme o modelo GFS – Fonte Climatempo

Alerta para ventania e mar agitado

Uma variação de pressão atmosférica também vem acompanhada de ventania, e deve atingir todo o leste do Rio Grande do Sul já na terça-feira (17), decorrente a presença do ciclone.

Alerta: Rajadas de ventos podem ficar em torno dos 100 km/h.

As demais regiões dos estados da Região Sul também sentirão as rajadas de vento forte alcançando velocidades entre 80 km/h e 90 km/h. A tendência é que os ventos ganhem força ao longo da terça-feira (17) em áreas dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Com a formação de ventos no oceano, o mar ficará agitado durante a semana. A marinha do Brasil adverte para condições de ressaca ente a costa do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro com ondas de até 2,5 metros. Com informações da Climatempo. 

Ciclones no Brasil

Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil? Confira a notícia que o Clima ao Vivo produziu sobre o assunto!


Último vídeo

Confira o último vídeo registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

                                                                   Clique aqui e assista às imagens exclusivas




Confira as notícias:

Outono 2022 no Brasil
Onda de frio pode trazer neve em maio?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%


AO VIVO:

Veja mais de 230 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A