Logo

Notícias

Home

Notícias

Onda de frio pode trazer neve em maio? Confira a notícia

Publicada por Thalyta Araújo em 10/05/2022
Tags:

Onda de  frio pode trazer neve em maio?

Nas próximas semanas pode haver uma queda acentuada de temperatura decorrente a uma intensa onde de frio. Além geada em amplos estados inclusive em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, e há possibilidade de neve em alguns pontos do Sul do país. Vários recordes podem ser registrados neste período.

Ar frio

Na sexta-feira (13), a expectativa é que essa temperatura caia de forma expressiva e provocará geada nas serras gaúcha e catarinense. No fim de semana uma nova frente fria avança pelo sul do Brasil e deverá provocar chuva intensa em boa parte da Região.

A frente fria virá acompanhada de um ciclone extratropical, que ficará parado por vários dias no oceano, e um por uma intensa massa de ar polar que contribuirá para queda de temperatura acentuada. O frio mais intenso será previsto a partir do dia 17 de maio, mas principalmente entre os dias 18 e 19 de maio.


                                                           Figura 1: Temperatura mínima – Fonte: Climatempo

Possibilidade de neve

Com os ventos frios da massa de ar polar que já se espalham pelo o país, e o ciclone no oceano, podem levar um pouco de umidade para o continente. Essa junção de umidade com ar frio pode provocar neve ou algum outro tipo de precipitação invernal nos pontos mais altos da serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e deve acontecer entre os dias de 17 e 18 de maio de 2022.

                                                                 Figura 2: precipitação de inverno - Fonte: Climatempo

Geada

A possibilidade de geada retornar entre os dias 17 e 22 de maio. Além dos estados do Sul, a chance de geada em Minas Gerais (sul), Serra da Mantiqueira e em alguns pontos de São Paulo, e em partes do Mato Grosso do Sul. Diferentemente das últimas semanas onde as baixas temperaturas, se deu somente as regiões de maior atitude no Sul do Brasil, o risco de geada aumenta nas demais localidades, inclusive em Curitiba.

Risco de geada

O frio deve atingir áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, e pode levar a queda de temperaturas, especialmente nas mínimas, no Norte do Brasil. Essa onda de frio promete ser intensa para o mês de maior e várias cidades podem bater recordes de muitos anos. Na capital paulista, por exemplo, a temperatura mínima pode ficar abaixo de 10°C no dia 19 de maio de 2022.

Acompanhe as atualizações nos próximos dias. Com informações da Climatempo. 

Último vídeo

Confira o último vídeo registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

                                                                   Clique aqui e assista às imagens exclusivas


Confira as notícias:

Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
A chuva é expressiva no Rio Grande do Sul, mas a seca ainda predomina a região


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades



Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A