Notícias

Home

Notícias

Super meteoro luminoso é registrado por 8 câmeras em SC e RS

Publicada por Samira Avelar em 01/10/2020
Tags:

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Grande meteoro

Câmeras do Clima ao Vivo e da Bramon (Brazilian Meteor Observation Network) registraram um grande meteoro luminoso em Santa Catarina e Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira (01). Confira abaixo as localizações: - 

Praia Grande / SC - Pontonet Internet
Bom Princípio / RS - Eletric Telecom
Criciúma / SC - Gênio Internet
Timbé do Sul / SC - Netvale Internet
Turvo / SC - Netvale Internet
São Marcos / RS - Bitcom
Tangará / SC - Thiago Boesing Fotos 360°
Tangará / SC - Carlos F Jung / Bramon

Timelapse

Confira o vídeo exclusivo:

GRANDE METEORO LUMINOSO EM SC E RS

 Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Veja também:

Últimas cidades ativadas
Meteoro em várias cidades do Nordeste
Reentrada do Starlink-32 sobre São Paulo
Grandes queimadas no Pantanal
Avanço de chuva em Caxias do Sul / RS
Tempestade em Turvo / SC
Cortina de chuva em Montes Claros / MG

Supermeteoro

Segundo nossa parceira Bramon, um superbólido é um meteoro super luminoso, que brilha mais intensamente que a Lua cheia. No caso desse registrado no Rio Grande do Sul, ele brilhou tanto que em algumas localidades, a noite “virou dia” por alguns instantes. Os relatos enviados por moradores da região dão conta que postes de iluminação pública chegaram a desligar.

Trajetória

Ainda segundo a Bramon, análises preliminares, feitas a partir da triangulação dos vídeos, permitiram traçar a trajetória do superbólido. Ele começou a brilhar a cerca de 89,5 Km sobre a Zona Rural a Leste de Caxias do Sul e seguiu na direção norte, a 16,9 Km/s (60,9 mil Km/h) em um ângulo de entrada de 44° em relação ao solo. Durante 6 segundos, o meteoro brilhou intensamente, superando facilmente o brilho da Lua Cheia até sua explosão final e extinção a 22 Km de altitude sobre o município de Vacaria, também no Rio Grande do Sul.

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO NO SUL

Bólido

O bólido provoca uma claridade muito maior do que um meteoro do tipo fireball, além de vibrações. Há casos em que chegam a gerar estampidos sônicos com vibrações a ponto de as pessoas sentirem a terra tremer. A queda de um bólido dificilmente traz risco. Em regra, cai fragmentado e danos são raríssimos.

Grande meteoro

De acordo com o Observatório Espacial Heller & Jung, localizado em Taquara / RS, foi o maior meteoro já registrado no Rio Grande do Sul desde que o observatório começou a atuar em 2016. O tamanho do bólido ainda deve ser analisado, assim como sua velocidade, mas, a Heller & Jung, cujo sistema cobre todo o Rio Grande do Sul, Uruguai, parte da Argentina, parte do Paraguai, Santa Catarina, Paraná e início de São Paulo, acredita que é a primeira vez que se registra um fenômeno de tamanha magnitude.

Veja também:

Chuva intensa em Campina Grande / PB
Último vídeo do Rio Grande do Norte
Avanço de chuva em Madre de Deus / BA
Raios solares se misturaram em nuvem de tempestade

Fenômeno comum

Quedas de meteoros são fenômenos comuns, que ocorrem diariamente. De janeiro até início de outubro, por exemplo, a Heller & Jung já registrou mais de 11 mil meteoros de baixa magnitude na área de cobertura do observatório. E é natural que, com a queda, pessoas que avistaram o fenômeno tenham a sensação de explosão ou de tremores. Mas não houve relatos de danos até o momento.

Live

Tem dúvidas sobre meteorologia, termos e nomenclaturas desses acontecimentos? Veja a live promovida entre o Clima ao Vivo e AstroNeos!

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO NO SUL


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp e/ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 130 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A