Notícias

Home

Notícias

Reentrada do Starlink-32 sobre São Paulo

Publicada por Samira Avelar em 17/09/2020
Tags:

Fonte: BRAMON

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Câmeras da BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) e do Clima ao Vivo registraram reentrada do Satélite Starlink-32 sobre São Paulo. Veja abaixo as informações completas da Bramon:

As imagens foram gravadas às 23:03 de sexta-feira (11), (12/09/2020 02:03 UT) nas estações RCP2 e RCP3 administradas pelo Renato Poltronieri em Nhandeara / SP. A reentrada também foi registrada por uma câmera do Clima ao Vivo em Monte Azul Paulista / SP, e pelo internauta Fernando Palhares de Jales / SP. Confira os vídeos:

A partir das imagens registradas em Nhandeara e Monte Azul Paulista, a BRAMON calculou a trajetória dos detritos na atmosfera. As imagens, entretanto não mostram o início nem o fim da trajetória, uma vez que essas câmeras são programadas para não gravarem objetos sem movendo lentamente, como o que ocorre em reentradas. Quando iniciou a gravação, os satélite já estava completamente fragmentado, passando sobre Paranaíba, Mato Grosso do Sul. Os fragmentos seguiram lentamente na direção sudeste. A gravação foi interrompida quando eles passavam sobre o município paulista de Lins.

Trajetória Calculada para os Fragmentos – Créditos: BRAMON

A trajetória calculada para a trilha de detritos é totalmente compatível com a esperada para o satélite Starlink-32, cuja reentrada estava prevista para às 22:34 com margem de erro de 1 hora, segundo a previsão de Joseph Remis, especialista em cálculos de reentradas.

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Predição da posição do Starlink-32 no horário da reentrada – Créditos: satflare.com

 Previsão da reentrada calculada por Jseph Remis

O Starlink-32 é um satélites da Constelação Starlink da SpaceX. Ele foi lançado em 24 de maio de 2019 a partir de Cabo Canaveral, em um foguete Falcon-9 também da Space-X. Foi o primeiro lançamento da empresa norte-americana a colocar em órbita 60 satélites de uma só vez. O objetivo da SpaceX é criar uma constelação com 12 mil satélites que fornecerão acesso a internet de alta velocidade para todo o planeta. Depois de colocado em órbita, o Starlink-32 passou a apresentar problemas e foi manobrado para reentrar na atmosfera, o que ocorreu sobre o Brasil, na noite de sexta, 11 de setembro.

Satélite Starlink em órbita – Créditos: SpaceX

Com apenas 227 Kg, os satélites Starkink são muito frágeis, compostos basicamente de uma fina estrutura metálica que abriga seus instrumentos e grandes painéis solares. Dessa forma, provavelmente grande parte de sua estrutura foi completamente desintegrada durante a reentrada na atmosfera. Apenas três pequenos propulsores iônicos com cerca de 10cm, que são feitos com material um pouco mais resistente, pode não ter 

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Veja também:

Alerta para parte do Brasil
Alerta para Minas Gerais
Alerta para São Paulo
Alerta para Rio de JaneiroAlerta para Santa Catarina
Alerta para RS, SC e PR
Grandes queimadas no Pantanal
Chuva intensa em Campina Grande / PB
Último vídeo do Rio Grande do Norte
Avanço de chuva em Madre de Deus / BA
Meteoro em várias cidades do Nordeste
Raios solares se misturaram em nuvem de tempestade


 No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram? Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 120 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A