Notícias

Home

Notícias

Alerta laranja: Baixa umidade em Minas Gerais

Publicada por Samira Avelar em 17/09/2020
Tags:

Fonte: INMET

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou dois alertas de baixa umidade na área demarcada de laranja e amarelo no mapa acima: grande parte de Minas Gerais. O aviso começou 12:00h e tem previsão de término às 19:00h desta quinta-feira (17). Lembrando que a cor laranja do alerta indica perigo. Esse tipo de alerta é categorizado pelo INMET como uma situação meteorológica perigosa. Veja abaixo os riscos potenciais.

Alerta Laranja: "Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e a saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz." Veja o aviso na íntegra

Alerta Amarelo: "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde." Veja o aviso na íntegra

VEJA DIVERSAS CÂMERAS AO VIVO EM MINAS GERAIS

Quase todas as cidades do estado de Minas Gerais onde o Clima ao Vivo possui câmeras estão dentro do alerta amarelo: Arcos, Belo Horizonte, Carmo da Mata, Divinópolis, Itapecerica, Lagoa da Prata, Montes Claros, Oliveira, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Piumhi, Santo Antônio do Monte e São Francisco de Paula. Já as cidades de Itabira e Mariana estão apenas no alerta amarelo, e Ouro Preto está nos dois alertas.

Área afetada - Alerta Laranja: Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Norte Mineiro, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro, Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Jequitinhonha. Alerta Amarelo: Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Norte Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Vale Do Mucuri, Vale Do Rio Doce, Jequitinhonha.

VEJA MAIS DE 160 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL

Lembrando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que o índice de umidade ideal, que não causa danos ao ser humano, deve variar entre 50% e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção. Veja abaixo algumas recomendações:

- Pratique atividades físicas antes das 10:00h e após às 17:00h;
- Use roupas leves;
- Prefira refeições leves, adicionando ao cardápio frutas e verduras;
- Quando houver sol, utilize guarda-chuva ou sombrinha para se proteger dos raios solares;
- Mantenha-se hidratado, principalmente crianças e idosos;
- Hidrate a pele;
- Se necessário lave, o nariz com soro fisiológico.

Veja também:

Reentrada do Starlink-32 sobre São Paulo
Alerta para parte do Brasil
Alerta para Rio de Janeiro
Alerta para São Paulo
Alerta para Santa Catarina
Alerta para RS, SC e PR
Grandes queimadas no Pantanal
Chuva intensa em Campina Grande / PB
Último vídeo do Rio Grande do Norte
Avanço de chuva em Madre de Deus / BA
Meteoro em várias cidades do Nordeste
Raios solares se misturaram em nuvem de tempestade


Entenda a classificação do INMET

Alerta Vermelho: Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.
Alerta Laranja: Perigo. Situação meteorológica perigosa.
Alerta Amarelo: Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.

Como saber se a chuva é forte? De acordo com a UENF (Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana), os parâmetros que definem a intensidade da chuva são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm é considerado chuva fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 120 cidades

Atenção: A chuva constante, mesmo que fraca, pode causar muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. Grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios/córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas. Veja abaixo algumas instruções:

* Evite enfrentar o mau tempo.
* Observe alteração nas encostas.
* Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
* Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 
* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram? Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 120 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A