Logo

Notícias

Home

Notícias

Sul vai registrar um ciclone bomba? Confira na notícia

Publicada por Samira Avelar em 24/06/2021
Tags:

VEJA MAIS DE 220 CÂMERAS AO VIVO EM TODO O BRASIL  

Ciclone

Antes de responder essa pergunta que está em alta, vamos entender o que é um ciclone, resumidamente. Esse termo é usado quando há uma região de baixa pressão, que no Hemisfério Sul possui ventos que giram no sentido horário, devido a rotação da Terra, e levantam o ar de baixo para cima, dessa forma originando as nuvens de chuva. Consequentemente se o ciclone for forte, ele acarretará temporais, ventos e eventos meteorológicos mais fortes.

Você sabe a diferença entre os ciclones tropicais, subtropicais e extratropicais? Confira uma explicação detalhada sobre o assunto!

Ciclone bomba

Esse termo ganhou notoriedade no Brasil, devido a um ciclone bomba que ocorreu no Sul no início de julho do ano passado, mas é uma nomeclatura usual nos Estados Unidos. Quando a pressão de um ciclone cai rapidamente, é usado esse termo "bomba", com isso o sistema ganha força em um curto espaço de tempo ficando mais forte e causando ventos mais fortes, como explicado anteriormente.

Afinal, esse ciclone é bomba?

Há divergência entre alguns modelos atmosféticos sobre a queda da pressão desse ciclone, porém ele não é considerado "bomba". Sua pressão cai, mas não tão rápido a ponto de ser classificado dessa forma. Apesar disso, ele ainda é considerado forte já que pode causar ventos de até 100km/h, volumes de chuva muito altos, granizo e tem grande chance de causar danos entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Ciclone

Ciclone provoca mais temporais no Sul, veja a notícia atualizada!

Alerta

Confira nossa notícia sobre o alerta de tempo severo para o Sul, clique aqui!

Chuva intensa

Na manhã desta quinta-feira (24), já registramos chuva intensa em várias cidades do Sul e fizemos vídeos com formações incríveis em Caxias do Sul/RS, Boqueirão do Leão/RS e Foz do Iguaçu/PR. Clique no nome da cidade e confira o vídeo de cada uma!

Florianópolis

Confira o último vídeo que produzimos de uma das nossas câmeras em Florianópolis. Um Shelf Cloud se formou na capital catarinense. Você sabe o que é uma Shelf Cloud? Clique aqui e descubra!

Clique aqui e veja o vídeo exclusivo!

Inverno

Essa semana começou oficialmente o inverno no Brasil, confira a previsão do tempo para a sua região!

Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos registros de meteoro


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. Clique aqui e acesse nosso canal 

Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp e Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.

Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 160 cidades

 

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A