Home
Notícias
Em 2022, o equinócio da primavera no Hemisfério Sul ocorre às 22h04 do dia 22 de setembro. Este é o início da primavera de 2022, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília. O fenômeno, La Niña deverá influenciar toda a estação, com previsão de enfraquecimento em dezembro deste ano.
A primavera é uma estação de transição do inverno, clima seco em boa parte do país com episódios de frio, para o verão, períodos em que o ar quente e úmido predomina no país. A expectativa é que durante essa estação a chuva retorna e o aumento da umidade e do calor.
Porém, para a maioria das áreas do Nordeste e para a porção norte da Região Norte, onde estão os estados de Roraima e o Amapá, a estação é marcado muito calor e pouca chuva.
Primavera 2022 na Região Sul
A combinação do fenômeno La Niña, com a rápida passagem das frentes frias e a tendência de menos formação de sistemas convectivos de mesoescala vai reduzir as condições para chuva.
Mapas de previsão climática
As cores nos mapas de previsão climática da Climatempo para a primavera de 2022 representam a previsão da anomalia de precipitação e de temperatura. Anomalia é a diferença entre o previsto e um valor climatológico, que é uma referência previamente calculada.
Mapas de anomalia de precipitação
Mapas de anomalia de temperatura
Região Sul: resumo da previsão da primavera 2022
A previsão para o outubro é de precipitação abaixo da média no centro-oeste e sul do Paraná, planaltos norte e sul e serra de Santa Catarina, norte, centro e leste do Rio Grande do Sul; precipitação dentro a abaixo da média nas demais áreas da Região Sul.
Em novembro o volume de precipitação um pouco abaixo da média climatológica, de forma geral a temperatura ficará um pouco acima da média na maioria das áreas da Região Sul.
Já em dezembro o volume de precipitação deve ficar um pouco abaixo da média climatológico em toda a Região; a temperatura um pouco acima da média em praticamente toda Região Sul. Com informações da Climatempo.
Obs: Caso sua região não tenha sido citada nos alertas, pode ser que ela não registre nenhum evento climático mais intenso hoje. Continue acompanhando nossos alertas diários!
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2023 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A