Home
Notícias
Em 2022, o equinócio da primavera no Hemisfério Sul ocorre às 22h04 do dia 22 de setembro. Este é o início da primavera de 2022, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília. O fenômeno, La Niña deverá influenciar toda a estação, com previsão de enfraquecimento em dezembro deste ano.
Primavera 2022 na Região Sudeste
No decorrer da primavera, o aumento gradativo da disponibilidade de umidade e calor contribui para formação das nuvens cumulonimbus, responsáveis por provocar fortes pancadas de chuva, com fortes rajadas de vento, raios e queda de granizo.
Atenção: Há risco de transtornos em áreas urbanas e rurais, como danos em plantações, enchentes e alagamentos repentinos, queda de árvores de pequeno, médios e até grande porte, danos em linhas de transmissão de energia, mortes de pessoas e animais.
Frentes frias
Várias frentes frias devem avançar para o Sudeste do Brasil, mas a maioria de forma oceânica, com maior impacto nas áreas próximas ao litoral, e algumas poderá até mesmo influenciar a região Centro-Oeste facilitando a formação de áreas de chuva e aliviando o calor.
Na Região Sudeste, o resfriamento mais notável causado pelas frentes frias será nas áreas próximas ao litoral, atingindo áreas como o sul e o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais (sul e Zona da Mata Mineira).
Corredores de umidade e ZCAS
Nos meses de novembro e dezembro, algumas destas frentes frias devem chegar ao litoral do Espírito Santo e vão ajudar a formar corredores de umidade entre o Sudeste e o Norte do país, sendo os responsáveis por períodos prolongados de precipitações frequentes e até volumosas na porção centro e norte da Região Sudeste.
Atenção: é possível que ocorra a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em novembro ou dezembro de 2022.
Mapas de previsão climática
As cores nos mapas de previsão climática da Climatempo para a primavera de 2022 representam a previsão da anomalia de precipitação e de temperatura. Anomalia é a diferença entre o previsto e um valor climatológico, o qual é uma referência previamente calculada.
Mapas de anomalia de precipitação
Mapas de anomalia de temperatura
Região Sudeste: resumo da previsão para a primavera 2022
O mês de outubro a precipitação total ao fim do mês ficará dentro a acima da média em boa parte do Sudeste, a previsão é de menos chuva do que se espera para o Espírito Santo, Rio de Janeiro (norte) e Minas Gerais (Vele do Rio Doce e Vale do Jequitinhonha). Com temperaturas acima da média na região de forma geral.
Em novembro, os volumes de chuva tendem a ficar um pouco acima da média em São Paulo (norte, litoral norte e Vale do Paraíba), Minas Gerais (centro-sul, sudoeste e Zona da Mata), Rio de Janeiro (boa parte do estado).
Chuva (significativa) acima da média no Rio de Janeiro (norte), Espírito Santo e Minas Gerais (centro-norte e leste). Com temperaturas dentro a abaixo da média na maioria das áreas do Sudeste.
Já em dezembro a expectativa é de chuva acima da média em boa parte do Espírito Santo, Minas Gerais (leste, centro, norte e boa parte do oeste).
Precipitações acima da média no fim do mês em Minas Gerais (sudoeste, sul, Zona da Mata, Triângulo e a grande Belo Horizonte), Espírito Santo (sul), Rio de Janeiro, São Paulo (Vale do Paraíba, litoral norte e extremo norte de São Paulo).
Atenção: Volumes de chuva abaixo da média do normal para o mês em São Paulo (centro, sul e oeste).
As temperaturas ficam próximas ao normal no restante da região. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2023 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A