Notícias

Home

Notícias

Nova onda frio chega nos próximos dias com possibilidade de neve

Publicada por Thalyta Araújo em 25/08/2022
Tags:

Os últimos dias do mês de agosto ainda será marcado frio. Uma nova onda de frio contribuirá para queda de temperatura significativa a partir do início da semana, que chega acompanhada da possibilidade de ocorrência de neve no Sul do Brasil.  

Possibilidade de neve no Sul

A possibilidade da ocorrência de neve e outros tipos de precipitações de inverno no Sul do país não se descarta. Não há expectativa de um novo ciclone extratropical próximo ao litoral da Região, mas a passagem das áreas de instabilidade da frente fria deve ocorrer simultaneamente, com os resfriamentos intensos, gerando condições atmosféricas favoráveis a ocorrência de precipitações de inverno.

Embora a maior chance de ocorrência seja para as áreas mais elevadas das serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a possibilidade de precipitações de inverno em outras áreas destes estados não pode ser completamente descartada.

Chuva retorna a Região Sul

A maior parte da chuva desta nova frente fria cairá sobre o Sul do país, porém, há risco de chuva volumosa em áreas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

No sábado (27), todo o estado do Rio Grande do Sul deve presenciar temporais, mesmo que isolados, com acumulados pontuais elevados na metade do sul gaúcha, com fortes rajadas de vento. A chuva acontece durante vários momentos do dia nas áreas que fazem fronteira com o Uruguai e acontecem a partir do início da tarde nas demais áreas do Rio Grande do Sul.

Em Santa Catarina e Paraná terão um dia marcado por ventos moderados e calor em boa parte do estado, com efeito pré-frontal (ventos quentes antes da chegada de uma frente fria).  No domingo (28), conforme a frente fria se desloca, as nuvens mais carregadas, com potencial para grandes acumulados de chuva, acontecem no norte gaúcho e no leste de Santa Catarina, inclusive em Florianópolis. A chuva também alcança o Paraná de forma isolada.

Já em São Paulo (leste), Rio de Janeiro, e no Espírito Santo, a nova frente fria deve provocar chuva no decorrer da segunda-feira (29) e terça-feira (30) de agosto.

Frio intenso nos últimos dias de agosto

O ar gelado desta nova frente fria começará ser sentido na Região Sul ainda neste domingo (28) de agosto, mas sua atuação mais intensa será na segunda-feira (29). O frio ganha força e conforme o sistema frontal avança e passa para a costa do Sudeste, uma forte massa de ar frio de origem polar entra no Sul do país, as temperaturas já tendem a ficar mais amenas no domingo (28)  e na segunda-feira (29).

Com as condições do clima favoráveis, podem contribuir para ocorrência de geada em áreas do Rio Grande do Sul, como na Campanha, Sul e fronteira Oeste.

 

Figura 1: Previsão de temperaturas mínimas nesta segunda-feira (29) – Fonte: Climatempo

Na segunda (29), devido ao posicionamento do ar polar, o frio aumenta em todas as áreas da região Sul, com risco de temperaturas mínimas entre 0° C e 6 °C desde o Rio Grande do Sul até o centro paranaense e valores negativos nas serras gaúcha e catarinense, sendo assim o dia mais frio desta onda de frio.

As geadas são mais amplas e generalizadas no estado gaúcho, na serra e planaltos catarinense e no sul do Paraná.

Caminho do frio intenso

A trajetória desta nova massa de ar frio não será igual a da forte onda de frio que passou pelo país entre 19 e 22 de agosto. Essa onda de frio será mais intensa na Região do Rio Grande do Sul e Uruguai.

Nesta situação, o ar mais gelado se concentrará sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas a população do centro-sul e leste do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (sul e Zona da mata) também poderão sentir uma queda acentuada na temperatura já na segunda-feira (29).

Atenção: O Espírito Santo, que já vem tendo dias de muita nebulosidade e com temperaturas mais amenas, deve sentir o aumento do ar frio na próxima segunda-feira (29).

Nas demais áreas do Sudeste, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (sul  e oeste), Rondônia e Acre também ficará com temperaturas mais amenas nos últimos dias de agosto, mas de baixa intensidade.

Fique atento as atualizações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.

Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:



                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                               Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                             Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                     Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                                                Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A