Logo

Notícias

Home

Notícias

Frio, chuva e calor, vão marcar o feriado de Páscoa, confira a previsão para o Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 13/04/2022
Tags:

Frio, chuva e calor, vão marcar o feriado de Páscoa, confira a previsão para o Brasil

Às vésperas da Páscoa, uma frente fria avança sobre o país, contribui para formação de chuva e queda de temperatura em áreas do Sul, Sudeste e do Centro-Oeste do país. E deve alcançar a Bahia aumentando as condições para chuva.

O ar frio de origem polar avança pelo centro-sul do país deixando a temperatura mais amena no feriado de Páscoa.

Nas regiões Norte e no Nordeste, o predomínio é de muita nebulosidade e chuva, mas os ventos frios podem surpreender novamente a população do Acre e de Rondônia.


Previsão para o feriado de Páscoa de 2022 em cada região do país

Região Sul

O ar frio de origem polar predomina a região durante todo o feriado de páscoa de 2022. O tempo fica seco e firme, com dia ensolarados e céu quase todo azul, em boa parte do sul do país.

Atenção: o frio intenso na sexta-feira (15) de abril deixa as temperaturas baixas.

As noites e o amanhecer prometem ser frias na Região Sul, mas o período da tarde a sensação será mais agradável.

No litoral do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul poderá ter chuva durante o feriado da Páscoa, será fraca e sem transtornos, com sol em curtos períodos do dia.

Região Sudeste

A nebulosidade toma conta e as condições é para chuva na maior parte da Região Sudeste, decorrente a passagem da frente fria.

Na sexta-feira (15), a frente fria já terá alcançado a Bahia, mas deixará muita nebulosidade sobre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As pancadas de chuva acontecerão várias horas do dia nos três estados.

Em São Paulo (norte e leste), a sexta-feira (11), também será de nebulosidade, chuva fraca e temperaturas amenas.

Na capital paulista, o dia é de friozinho, sol predominante somente no centro-oeste. Pancadas de chuva de moderado a forte sobre o Espírito Santo e Minas Gerais (norte e leste).  E a sensação de frio dá-se pelo, o excesso de nebulosidade, chuva e ventos frios de origem polar.

Já no sábado (16), as pancadas de chuva vão ocorrer em Minas Gerais (oeste, norte, Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha) e Espírito Santo. São Paulo (litoral) e Rio de Janeiro muita nebulosidade e chuva fraca ao longo do dia. Nas demais áreas de São Paulo (leste), interior do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira, será de sol entre nuvens. Outras áreas do Sudeste, o sol predomina e a temperatura se mantêm amena á noite e nas primeiras horas do dia.

Para o domingo (17), a previsão é de sol em boa parte das áreas da Região Sudeste. São Paulo (leste), Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e interior do Espírito Santo, o sol aparece entre muitas nuvens.

Chuva a qualquer momento, e nebulosidade sobre o Espírito Santo (litoral), São Paulo (litoral) e Rio de Janeiro, com curtos períodos de sol, no domingo (17).

Região Centro-Oeste

O feriado prolongado da Páscoa, será de tempo úmido e quente sobre o Centro-Oeste do Brasil.Contudo, no Mato Grosso do Sul, o ar frio de origem polar predominará a sexta-feira (15), contribuindo para temperaturas mais amenas no estado. As primeiras horas do dia, amanhece com aquele friozinho e a tarde não esquenta muito mesmo com a presença do sol.

Nas demais regiões do Centro-Oeste do país, o feriado da Páscoa será de chuva e sol entre a tarde e a noite. Já no Mato Grosso (norte) e Goiás, com chuva a qualquer hora que podem ser fortes.

A expectativa é que o ar frio polar se afaste do Mato Grosso do Sul, amanhece com temperatura amena, mas a tarde será quente. Sol forte e o tempo seco predomina o estado. Chuva rápida no período da tarde entre a divisa com Goiás e com o Mato Grosso.

Sábado (16), com muitas nuvens revezando com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, no Mato Grosso, Goiás (norte) e no Distrito Federal, que podem acontecer a qualquer hora. Nas demais áreas do centro-oeste o sol aparece forte, mas a partir da tarde com algumas pancadas de chuva.

No decorrer do domingo (17), o estado do Mato Grosso (norte) ainda terá muita nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas do estado de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, o sol aparece durante várias horas, faz calor e ocorrem pancadas de chuva já no período da tarde. O sol é predominante no Mato Grosso do Sul (oeste, sul e leste).

Região Nordeste

Na região nordeste o fim de semana prolongado da Páscoa começa com uma frente fria, chegando na Bahia. E ocasiona muitas áreas de instabilidade, com muita nebulosidade e pancadas de chuva em boa parte do estado.

A chuva pode ser forte ao sul da Bahia. Em Salvador, no Recôncavo Baiano, Sergipe, Alagoas, Pernambuco (interior), Paraíba (sertão) e Bahia (norte), a sexta-feira será de tempo firme e sol forte. Já nas outras áreas do Nordeste faz sol com pancadas de chuva.

Sol predominante

-Ceará
-Paraíba
-Sergipe
-Alagoas
-Bahia (nordeste do estado)
-Pernambuco (centro-oeste)
-Rio Grande do Norte (interior do estado)

No litoral do Rio Grande do Norte, áreas do Ceará e Pernambuco (sertão), já se espera pelas pancadas de chuva.

Para domingo (17), a instabilidade é presente no litoral da Bahia, e pode ter chuva forte. As pancadas de chuva acontecem na madrugada e pela manhã no oeste baiano, mas a expectativa é que o tempo seja firme.

Pancadas de chuva e períodos com sol

-Ceará
-Maranhão
-Piauí (oeste e centro-oeste)
-Rio Grande do Norte (litoral)

Sol predominante (com possibilidade de chuva no litoral)

-Sergipe
-Alagoas
-Pernambuco

Região Norte

O ar quente, úmido e a Zona de Convergência Intertropical contribui para áreas de instabilidade sobre a região norte e mantêm a chuva. No decorrer do fim de semana de Páscoa, quase toda a Região Norte terá pancadas de chuva (moderada a forte) revezando com períodos de sol.

No sábado (17) as condições de chuva diminuem no Acre e Rondônia, por causa da passagem do ar frio de origem polar. Uma nova friagem fraca, diminui o calor se comparado aos dias anteriores. A região de Porto Velho/RO e áreas do norte do estado ainda tem ocorrência de pancadas de chuva.

Já no domingo (17), o dia é marcado por sol predominante e faz calor no Acre e nas áreas de fronteiras em Rondônia com a Bolívia. Nas demais áreas de Rondônia a pancadas retornam entre o período da tarde e a noite.

Nas outras áreas da Região Norte, continua com muitas nuvens pancadas de chuva e períodos de sol. Com informações da Climatempo. 

Últimos vídeos

Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo

 

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Como será o outono 2022 no Brasil? Confira a notícia!
O calor ainda será intenso nas próximas semanas no país
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A