Notícias

Home

Notícias

Frente fria intensa passa pelo país nos próximos dias

Publicada por Thalyta Araújo em 18/08/2022
Tags:

A passagem desta frente fria tem potencial para provocar chuva intensa, rajadas de vento forte, granizo, frio intenso e queda de temperatura acentuada, com possibilidade de geada e neve.

Quando a frente fria vai chegar?

A frente fria começou gerar impacto no tempo no Sul do Brasil na quarta-feira (17), e avança sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Rondônia no decorrer da quinta-feira (18).

Na sexta-feira (19) a frente fria estará influenciando o Amazonas, Goiás (norte), Distrito Federal e Sudeste (norte) e Espírito Santo. Já no sábado (20), a frente fria deverá alcançar ao litoral da Bahia.

Quais as regiões sentirão os efeitos do fenômeno?

De modo geral, a frente fria terá impacto em todas as regiões do Brasil, de diferente formas e intensidade.

Chuva forte e volumosa

É alto o risco de chuva forte nos três estados da Região Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais (sul), Goiás (extremo sul), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (oeste e sul), Acre, Rondônia e Amazonas.

Nos três estados da Região Sul e no Sul de Mato Grosso do Sul, os volumes e acúmulos de chuva podem ultrapassar os 100 mm em 24h, nessas áreas.

Rajadas de vento intenso

As rajadas de vento podem ocorrer associadas a diferenças de temperatura e de pressão atmosférica em poucos quilômetros levadas pelo, o avanço do ar frio sobre o interior do Brasil, pela presença de nuvens cumulonimbus e particularidades de relevos locais.

Considerando as circunstâncias meteorológicas, as fortes rajadas de vento podem acontecer em todos os estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em Rondônia, Acre, em partes do Amazonas e Bahia.

As rajadas devem fica entre 40 a 60 km/h, mas algumas regiões até podem passar deste valor.

Queda de temperatura significativa

A massa de ar frio de origem polar que vem acompanhada da frente fria é muito forte e vai causar uma queda significativa na Região Sul, no Sudeste, Centro-Oeste, Rondônia, Acre e sul da Amazonia, de um dia para outro essa diferença será de 8°C a 10 °C.

O frio começa a ser sentido no Sul do Brasil nesta quinta-feira (18) e a temperatura vai baixando gradativamente no decorrer do dia. O frio chega também ao Mato Grosso do Sul, ao oeste e sul de Mato Grosso.

Na sexta-feira (19) o ar gelado entra forte em São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro, Minas Gerais (sul e Triângulo Mineiro). Enquanto isso, o frio ainda seguirá intenso na Região Sul (com geada ampla e temperaturas negativas), em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás (sul), Rondônia e Acre.

No fim de semana sábado (20) e domingo (21), ar polar ainda estará espalhado pelo interior do Brasil, mantendo as temperaturas baixas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e deixando a madrugada fria no Acre, Rondônia e Amazonas (sul). No sul e leste da Bahia as temperaturas também ficarão mais amenas.

Precipitação de inverno

Na noite destra quinta-feira (18) e no começo da madrugada de sexta-feira (19), há possibilidade de ocorrência de precipitações de inverno como chuva congelada ou neve na serra gaúcha  e catarinense.


Figura 1: Tipos de precipitações de inverno – Fonte: Climatempo

Geada

Com a passagem do ar frio intensa, o fenômeno da geada está sendo previsto de forma generalizada para os estados da região Sul, São Paulo (oeste), Mato Grosso do Sul (sul) até o fim de semana. Com informações da Climatempo. 

Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:



                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


                                                                          Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                 Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                               Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                                Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A