Home
Notícias
A passagem desta frente fria tem potencial para mudar o tempo na Região Norte do Brasil. Com a passagem do sistema, uma forte massa de ar polar oque acompanha a frente fria vai provocar uma acentuada queda de temperatura e provocar o fenômeno conhecido como “friagem”.
A chuva ganha força no sul de Rondônia e se espalha ainda nesta sexta-feira (19), sobre o Acre e no sul do Amazonas.
As temperaturas ficam já ficam mais amenas nestas áreas mais ao sul da Região, sobretudo no sul de Rondônia, estado do Acre e no sul do Amazonas. A previsão é que na madrugada de sábado deve ser o dia mais frio para estas áreas. A temperatura mínima deve ficar em torno de 15 °C nas cidades mais ao centro do estado de Rondônia e 15 °C a 18 °C no sul do Amazonas.
Atenção: a Região não sentirá um frio intenso nestes próximos dias, se comparado ao centro-sul do Brasil, mas a sensação de frio deve aumentar principalmente pela manhã, diferente dos últimos dias.
O que o fenômeno friagem?
A friagem nada mais é que a redução da temperatura por influência de ar polar e não somente de chuva. Este termo é usado para a queda da temperatura provocada por ar polar em áreas da Região Norte do país como o Acre, Rondônia e Amazonas.
Em algumas situações especiais, a circulação dos ventos direciona o ar polar que avança sobre a América do Sul, vindo da Antártica, para o norte da Bolívia e para parte do Norte do Brasil. A friagem é a passagem de ar polar pelo Norte do Brasil, causando uma queda da temperatura mais acentuada e prolongada do que aquela provoca apenas por chuva.
As temperaturas diminuem nestas regiões, mas em Manaus o calor continua sendo destaque, no estado do Pará, em Roraima e no Amapá. A chuva ainda deve persistir até o fim de semana nestas regiões.
A combinação de calor e à umidade favorecem as nuvens carregadas, contribuindo para ocorrência de pancadas de chuva à tarde e a noite. No Tocantins, não há expectativa de chuva, a capital Palmas, segue com tempo firme, ar seco e baixa umidade relativa do ar. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A