Notícias

Home

Notícias

Como fica a primavera no estado de São Paulo?

Publicada por Thalyta Araújo em 21/09/2022
Tags:

Em 2022, o equinócio da primavera no Hemisfério Sul ocorre às 22h04 do dia 22 de setembro. Este é o início da primavera de 2022, que se estende até às 18h48 de 21 de dezembro, pelo horário de Brasília. O fenômeno, La Niña deverá influenciar toda a estação, com previsão de enfraquecimento em dezembro deste ano.

Primavera 2022 no estado de São Paulo

No decorrer da primavera, o aumento gradativo da disponibilidade de umidade e calor contribui para formação das nuvens cumulonimbus, responsáveis por provocar fortes pancadas de chuva, com fortes rajadas de vento, raios e queda de granizo.

Estas pancadas de chuva ficam cada vez mais comuns nas tardes e noites da primavera no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, voltando a ocorrer também em alguns locais Maranhão (sul), Piauí (sul) e oeste da Bahia.

Atenção: Há risco de transtornos em áreas urbanas e rurais, como danos em plantações, enchentes e alagamentos repentinos, queda de árvores de pequeno, médios e até grande porte, danos em linhas de transmissão de energia, mortes de pessoas e animais.

Resumo da previsão do tempo da primavera em SP

Essas frentes frias que vão passar agora nos dias 22 e 25 sobre o Brasil, vão reforçar a umidade sobre o interior do continente, atingindo as Regiões Centro-Oeste e Sudeste. O estado de São Paulo volta receber chuva neste período, decorrente as entradas de instabilidades, o que já significa um retorno um pouco antecipado da chuva fora de época.


Para o outubro a tendência é de volumes um pouco acima da média no norte de São Paulo, dentro média parte do nordeste, região central e áreas do nordeste e norte paulista, inclusive a região da grande SP.  Nestas regiões a chuva fica dentro da média histórica em outubro e um pouco abaixo da média, entre o Vale do Paraíba e toda a faixa litorânea e as áreas oeste e sul do estado.

Temperatura

A temperatura fica dentro do esperado em todas as regiões do estado na primavera como um todo. Ainda há previsão de oscilações de temperatura ao longo do mês de outubro.

Em novembro e dezembro o cenário é semelhante em ambos os meses, a tendência é de menos chuva quase em todo o estado de paulista, incluindo a capital, Vale do Paraíba, região central, oeste e sul.

Ar frio

A entrada constante de frentes frias reforça a entrada do ar frio e seco no estado de São Paulo. A tendência é que essas massas de ar frio ainda ocorram no mês de novembro, até meados da primeira quinzena de dezembro. Contudo, não será forte o suficiente para manter as temperaturas mais amenas, mas vai deixar o tempo seco.
 
Em novembro as temperaturas devem ficar acima da média no oeste, centro e partes do sul de SP e um pouco abaixo da média na faixa litorânea, grande São Paulo e Vale do Paraíba.

Nas outras regiões fica dentro da média e em dezembro ela fica dentro da média a maioria do estado e um pouco abaixo no litoral, na grande São Paulo e no Vale do Paraíba. Com informações da Climatempo. 

Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:


                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                               Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                             Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                     Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                                                Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A