Logo

Notícias

Home

Notícias

Ciclone extratropical e frente fria avança sobre o sul do país e deixa em alerta para tempestades. Confira a notícia!

Publicada por Thalyta Araújo em 24/03/2022
Tags:

Alerta para tempo severo no sul do país

Uma extrema área de baixa pressão se intensifica entre o Paraguai, norte da Argentina e Rio Grande do Sul (sul/oeste), dando origem a um ciclone extratropical e uma nova frente fria que avança sobre a Região Sul do país. Assim, os riscos de temporais segue alto até o fim desta semana.

Temporais e ventania

Ainda nesta quinta-feira (24) o risco de temporais é alto no Rio Grande do Sul (especialmente durante a madrugada e o período da manhã), Santa Catarina (interior) e Paraná (sul, sudoeste e oeste).

O sol aparece, entre muitas nuvens no decorrer do dia na Grande Porto Alegre, mas o risco de temporais se eleva principalmente entre a tarde e a noite. Apesar da nebulosidade, não são previstos grandes volumes para as capitais Florianópolis e Curitiba, mas ainda tem previsão para chuva forte, com raios e trovoadas.

A chuva é acompanhada por fortes rajadas de vento na Região, e podem alcançar 70 a 100 km/h, mas podem até passar de 100 km/h em algumas localidades.

Na sexta-feira (25), a frente fria avança sobre a costa do Rio Grande do Sul e as áreas de instabilidades começam perder força sobre o centro-sul do estado. A Grande Porto  Alegre, Bagé, Pelotas e Uruguaiana, não há previsão de chuva, mas o dia será com bastante nebulosidade.  



                                                       Figura: Chuva acumulada entre 23/03 a 27/03 - Fonte: Climatempo



Áreas de Santa Catarina (oeste), segue em alerta para o risco de temporais. Muitas nuvens densas e carregadas se formam sobre o Chapecó, Caçador e Concórdia, e a chuva forte acontece em vários momentos.

O céu fica nublado com risco de temporais em vários momentos sobre a região de Foz do Iguaçu e nas demais áreas do oeste e sudoeste do Paraná. A Grande Curitiba, segue instável e a chuva acontece revezando com aberturas de sol.

Alerta: risco de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos, além de eventuais transtornos causados pelo vento forte.

Instabilidade começam perder a força no fim de semana

Sábado (26) e domingo (27) serão marcados por chuva sobre grande parte do leste e norte do Paraná, inclusive na região de Curitiba e no litoral catarinense. A chuva perde  força entre o interior de Santa Catarina e o estado do Rio Grande do Sul, decorrente a  entrada de um novo sistema de alta pressão que bloqueia a formação de nuvens de chuva.

Temperaturas baixas

O ar frio avança com mais força no decorrer do fim de semana e as temperaturas ficam mais amenas nestas áreas. Os fins de tarde, noite e madrugada serão frios em algumas localidades, principalmente na região serrana. No domingo (27), a expectativa é que a temperatura mínima diminui um pouco mais, o amanhecer deve começar com 4° C nas áreas serranas de Santa Catarina e não se descarta a possibilidades de geada.

No decorrer do dia as temperaturas se elevam um pouco, mas as temperaturas ficam mais amenas no final do dia.

Tendência

Os ventos que sopram do mar ainda transportam umidade para o leste de Santa Catarina e do Paraná e o sol aparece entre muitas nuvens. Tem previsão para chuva em vários momentos em Curitiba e Florianópolis.

Nas demais áreas do Paraná, segue com sol, temperaturas em elevação no período da tarde, com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas no findar da tarde.

A expectativa é que o tempo fique firme e seco sobre o interior do Paraná, Santa Catarina (oeste e sul) e Rio Grande do Sul. Madrugadas frias ainda serão persistentes, mas durante o período da tarde a presença do sol deixa a temperatura mais agradável.

Alerta: a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% sobre áreas do centro e oeste do Rio Grande do Sul nas horas mais quentes do dia! Com informações da Climatempo. 

Últimos vídeos do Sul

Veja os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo no Sul:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

 


Confira as notícias:

Como será o outono 2022 no Brasil? Confira a notícia!
O calor ainda será intenso nas próximas semanas no país
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Despedida do verão e chegada do outono, o que esperar para o mês de março?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A