Home
Notícias
Nesta sexta-feira (21), os temporais se espalham pelo Sudeste e Centro-Oeste do país, além de ocorrer no Sul e em parte da região Norte.
Alerta: potencial é alto para granizo nesta sexta-feira (21) em áreas do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás (sul), Espírito Santo (sul), Minas Gerais (sul e triângulo mineiro), além do Paraná, Santa Catarina (centro e leste) e Rio Grande do Sul (nordeste e leste).
Na região sul do país, a formação do ciclone extratropical, já da origem a uma frente fria no decorrer do dia, contribuindo para chuva forte e temporais nos três estados do Sul. Durante a tarde ainda pode ocorrer pancadas de fortes em áreas do nordeste, litoral e sul gaúcho.
Nas demais áreas, como no Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás (sul), e pontos de Minas Gerais, a precipitação vem ao longo do dia, mas com intensidade maior e potencial para rajadas de vento que podem ultrapassar 70 km/h e granizo no período da tarde.
Essas áreas de instabilidades, são decorrentes a frente fria na costa do estado de São Paulo, que ajuda um corredor de umidade que vai da Amazônia até o Sudeste do país, além disso, pelo centro sul do país ainda se tem a influência dos fortes ventos em altitude e de um cavado meteorológico nos níveis médios e altos da atmosfera, sendo uma baixa pressão relativa do ar e mais alongada.
Tendência
A mediada que a chuva avança para o interior do Brasil, as instabilidades na região Sul tendem a diminuir, entre o fim de semana e o início. Contudo, na próxima quarta-feira (26) as áreas de instabilidades retornam no Sul do país.
Nas demais regiões do interior do Sudeste e Centro-Oeste, a chuva se espalha, inclusive já nesta sexta-feira (21), aumentando a umidade solo, em áreas de Goiás, Mato Grosso (leste), Minas Gerais (interior), que ainda não tiveram chuva regulares, tendo agora um volume significativo, que ajudam na recuperação da umidade do solo.
Temperaturas
As temperaturas ainda serão mais amenas durante o final de semana na Região Sul do país. Teremos aumento do frio, com mínimas que devem chegar aos 3 °C em várias localidades.
Em especial entre o domingo e na próxima semana, segunda-feira (24), há possibilidade de geada em Santa Catarina (serra, Planalto Sul, Alto do Vale do Itajaí e planalto norte) e Paraná (Serra Gaúcha e extremo Sul).
O frio não será duradouro e nem extremo, mas são temperaturas amenas para esta época do ano, e mais uma vez é um efeito do fenômeno, La Niña que traz esse risco para frio tardio na região. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A