Home
Notícias
A ZCAS, se configurou melhor no Brasil no dia 15 de dezembro de 2022, na última quinta-feira e deverá ficar até o final do dia 23 de dezembro de 2022, na próxima sexta-feira.
Essa atuação da ZCAS se deve pela formação de um ciclone extratropical, que acontece entre a terça-feira (20) e quarta-feira (21), dando origem a uma frente fria na quinta-feira (22). Todo esse conjunto, se manterá organizando de forma simultânea, reforçando o corredor de umidade da Amazônia até o Sudeste, lembrando que a ZCAS, é comum na Monção de verão da América do Sul.
Entenda como se forma este fenômeno
Volumes significativos de chuva para os próximos dias
Além da ZCAS e da formação de um novo ciclone extratropical, entre Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul (norte) e São Paulo, teremos a atuação de uma baixa pressão atmosférica (a 1,5 km de altitude), que intensificará os temporais nessas regiões.
Com esses sistemas atuando sobre o país até quarta-feira (23), aguardasse por chuva significativa entre Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Bahia, Maranhão (sul), Pará, São Paulo (leste) e Amapá (norte), com acúmulos de mais de 150 mm. E tem potencial para transbordamento de rios, deslizamentos de terra e inundações.
Observação: Sobre o Amapá, ainda atua a Zona de Convergência Intertropical, responsável por trazer muita chuva.
Atenção: Os acúmulos de chuva ficam entre 200 mm a 700 mm, inclusive entre o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rondônia, onde terão os maiores valores. E são esperados volumes significativos em Tocantins e Bahia (oeste e sul), conforme os modelos numéricos de previsão do tempo.
Em São Paulo e Rio de Janeiro e proximidades (além do Espírito Santo e parte do estado mineiro), com a incursão do vento úmido oriundo do mar, a chuva acontece de maneira irregular, sendo moderada a forte intensidade, levando em alguns períodos a volumes significativos.
A situação se assemelha ao ocorrido entre Santa Catarina e Paraná, no final de novembro de 2022, com grande potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e inundações.
Fique atento as atualizações no decorrer da semana. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A