Home
Notícias
A chuva de moções é um período da estação na Índia e em todo o Sul sendo sempre aguardada. A chuva é frequente e de grande volume se estendo por cerca de 4 meses, entre junho a setembro. O calor é intenso antes desse período no continente, com temperaturas que superam os 40°C, a chuva de moção ou monções ocorre no verão do Hemisfério Norte.
Vale ressaltar que diferente de algumas áreas do globo, os volumes acumulados em algumas localidades no período de 4 meses, como nas proximidades do Himalaia, podem chegar aos 3000 mm.
Os volumes de precipitação são elevados e levam a transtornos como enchentes, grandes deslizamentos de terra ocasionado até mortes, contudo, elas são importantes para agricultura, desenvolvimentos das plantas, abastecimentos de água para as populações e para geração de energia.
Além de ocorrer todos os anos, a chuva de monção é esperada pelo povo, mas pode variar de intensidade de um ano para outro. Em determinados anos, pode ser fraca, podendo ocasionar seca gerando preocupações sociais e econômicos no sul da Ásia.
Decorrente a chuva de monção, o sul da Ásia está entre as áreas com maior média de precipitação anual no planeta Terra, com volumes médios que podem chegar a quase 5000 mm.
A palavra monção significa estação. Monção em meteorologia é um padrão de precipitação e se associa a uma mudança na direção dos ventos. Na região da Índia, em todo o sul da Ásia, esta alteração na direção do vento é brusca e causa significativas modificações no Clima, como por exemplo: onde predomina o sol e o tempo seco, passa a ter nuvens densas e carregadas e chuva torrencial por vários meses.
A chuva de monção se formar por meio das mudanças de direção dos ventos. A circulação de monção começa quando o vento muda de norte para as direções entre o sudoeste e sudeste.
Quando o vento deixa de soprar de norte (do continente para o mar), o transporte de ar seco para o sul da Ásia é interrompido. Ao mesmo tempo, o vento passa a soprar de sudoeste, sul e sudeste (do mar para o continente) transportando para o interior do continente o ar mais úmido dos oceanos Índico e Pacífico durante os meses de verão no Hemisfério Norte (HN).
O ar úmido em contato com o continente aquecido, contribui para formação de grandes massas de nuvens densas e carregadas, que persistem sobre o sul da Ásia por longas semanas e levam a acúmulos de chuva altos.
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja centenas de câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em muitas cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A