Notícias

Home

Notícias

Vai ter chuva para o mês de agosto? Confira a notícia e a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 02/08/2022
Tags:

Vai ter chuva para o mês de agosto? Confira a notícia e a previsão do tempo para todas as regiões do Brasil

O mês de agosto é caracterizado, basicamente, por tempo seco e temperaturas altas em todo o Brasil, mesmo sendo um mês inteiramente inserido no inverno astronômica. No decorrer do mês, a tendência é de aumento do calor em praticamente todas as Regiões, sobretudo no Centro-Oeste, interior do Sudeste, Nordeste e parte da Região Norte.

De forma geral, agosto promete ser seco com volumes de chuva abaixo de 25 mm em toda a região em vermelho mais escuro, e é comum que as áreas do centro e interior do país terminem o mês sem nenhuma chuva.

Figura 1: Mapa de precipitação mensal – agosto 2022 – Fonte: Climatempo

A chuva tende a diminuir em relação aos meses anteriores na faixa leste do Nordeste, porém, ainda há transporte de umidade do oceano em direção ao continente devido ao vento alísio, condicionados pelo Anticiclone Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). A tendência é que a chuva seja fraca a moderada, e acontece de forma mais isolada em decorrência ao DOL (Distúrbios Ondulatórios de Leste), menos frequentes em agosto.

Na região Sul, a chuva será mais intensa e se torna mais frequente neste mês de agosto, inclusive nas porções mais ao oeste, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, se intensifica devido incidência de eventos de Jato de Baixos Níveis (JBN), responsáveis pela formação de nuvens carregadas, e se tornam comuns conforme a primavera se aproxima.

As frentes frias ainda são as principais influenciadoras das precipitações no Sul e no Sudeste. Inclusive é comum que uma grande massa de ar seco sobre o Centro-Oeste e parte do Sudeste fique por muitos dias, até semanas, deixando os dias ensolarados e quentes no interior do país, e não se descarta ondas de calor, principalmente na segunda metade do mês.

Figura 2: Temperatura médio mensal para agosto de 2022 – Fonte: Climatempo


Mesmo com temperaturas em elevação, agosto ainda é um mês frio no Sul e alguns dias frios no Sudeste e Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso.

Essas massas de ar frio chegam com bastante força ao centro-sul do país, e mesmo com a dificuldade para avançar devido à massa de ar seco, ela se estabelece sobre a porção central do país, então as frentes frias, assim como as massas de ar frio, seguem em direção ao oceano, com mais facilidade, levando chuva e queda de temperatura para porções ao leste da Região Sudeste.

Atenção: Não se descarta eventos como neve nas partes mais altas da Região Sul e geadas amplas, decorrentes a essas massas de ar frio.

Tendência para o mês de agosto em todas as regiões


Previsão do tempo para a Região Sul 

O mês de agosto foge aos padrões quando há atuação do La Niña, as chuvas ficam acima da média em boa parte da Região Sul, com atenção para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (oeste) e Paraná (sudoeste). As anomalias positivas de precipitação se estendem até o centro do Rio Grande do Sul, atingido principalmente a Grande Porto Alegre.

No Paraná (norte), os volumes de chuva em agosto são menores em relação à maior parte da região, mas mesmo nestas áreas, a chuva ficará um pouco acima da média. A chuva nestes locais acontece devido ao avanço das frentes frias no decorrer do mês de agosto.

As condições entre o ar quente e úmido do interior do continente, que antecedem a formação das frentes frias, contribuirá para o fortalecimento da chuva, que podem ser volumosas.  Na metade sul do Rio Grande do Sul a chuva tende a ser menos volumosa e frequente em relação às médias históricas, mas ainda deve ocorrer de forma irregular.

Como fica a temperatura?

A região terá um mês com temperaturas abaixo do esperado devido à nebulosidade, favorecida pelo avanço de frentes frias, quanto pelo ingresso de massas de ar frio na retaguarda das frentes frias.

Vai gear?

Há possibilidade de 2 a 3 eventos de geada ampla no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (sul), com possibilidade também de 1 evento, geada para o norte do Paraná. Contudo, mesmo sendo um mês gelado, ele reveza com dias de calor intenso, inclusive ao oeste da Região Sul.

Previsão do tempo para a Região Sudeste

A previsão é que conforme as frentes frias avance sobre a Região Sul ao longo desse mês, também conseguirão seguir em parte da Região Sudeste, atingindo São Paulo (sul, leste e faixa litorânea), Mina Gerais (sul e Zona da Mata), Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Nas áreas que incluem as regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro, a chuva tende de ser acima da médias climatológica, com 3 a 4 frentes frias passando no decorrer do mês.

A chuva será mais intensa na Baixada Santista, litoral norte de SP, litoral sul fluminense, Costa Verde e Grande Rio. Há possibilidade de períodos de chuva mais volumosa que podem provocar transtornos.

O mês de agosto, é de pouca chuva na faixa litorânea de São Paulo, então os volumes acima da média previstos podem ocorrer em poucos dias durante a entrada destas frentes frias. As mesmas regiões onde a previsão é de mais chuva, tem tendência para ter dias mais frios comparado à média climatológica.

Os dias de tempo seco podem ser longos e reveza com dias frios. No interior de São Paulo, Minas Gerais (Triângulo e noroeste), o mês de agosto deverá ser seco, com volumes próximos da média, quente e com baixa umidade relativa do ar. No interior de São Paulo os dias frios serão pontuais.

Chuva um pouco acima da média na região de Campinas. No leste de Minas Gerais a chuva fica um pouco acima do normal, e o tempo mais fechado favorece para dias mais amenos.

Previsão do tempo para a Região Centro-Oeste

Boa parte da região terá um mês muito seco e quente, principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul (norte e nordeste), Goiás e no Distrito Federal. Em Mato Grosso não tem chuva, com exceção do noroeste do estado, onde há expectativa de pancadas de chuva isoladas durante alguns dias.

Há possibilidade de ondas de calor, para segunda quinzena do mês. Nestas áreas, além do calor, a umidade relativa do ar fica extremamente baixa por longos dias. Mato Grosso do Sul a chuva fica um pouco acima da média no centro-sul do estado, devido à entrada de frentes frias, e se encontra em uma área com bastante oscilação das temperaturas, que devem ficar abaixo da média.

As massas de ar frio avançam pelo Mato Grosso do Sul, sobre tudo nas áreas do sul e oeste do estado, além do sudoeste do Mato Grosso, levando a queda de temperatura ao longo do mês.

Previsão do tempo para Região Nordeste

As temperaturas tendem a subir em toda a Região, sobretudo no interior, onde o calor é intenso e praticamente não chove. Na Bahia (oeste), Maranhão (extremo sul), Piauí (sul) as noites são frias, mas com temperaturas elevadas durante o dia e pode ficar acima da média.

No sul da Bahia, litoral baiano e na região do Recôncavo, a temperatura fica abaixo da média com a entrada de frentes frias (2 a 3 eventos no decorrer do mês). Na faixa litorânea entre o Sergipe e o Rio grande do Norte a chuva diminui em relação a julho, mas permanece com volumes e frequência acima do normal, não se descartando, principalmente na primeira quinzena, e novos transtornos entre Maceió e Natal.

Na faixa norte, onde a chuva é escassa neste período do ano, os volumes tendem a ficar acima da média devido ao Atlântico Tropical mais aquecido, favorecendo a formação de nuvens carregadas.

Previsão do tempo para a Região Norte

A entrada de mais umidade do oceano no decorrer de agosto, possibilita volumes de chuva acima das médias históricas no Amazonas, Pará (norte e oeste), Amapá, Roraima, Acre e Rondônia. A chuva não será persistente, mas correrá numa frequência maior.

Decorrente a maior umidade e maior cobertura de nuvens, a temperatura fica abaixo da média, e os dias de calor intenso serão mais frequentes, prevalecendo uma situação de tempo mais abafado.

 No sul e leste do Pará, além de Tocantins, os dias seguem quente e seco, com pouquíssima chuva, nestas áreas, as temperaturas ficam acima da média. No sul da Região, entre o sul do Amazonas, Acre e Rondônia, há possibilidades de 1 a 2 eventos de friagem, que deixará as temperaturas mais amenas. Com informações da Climatempo. 

Últimos vídeos

Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:Formação de chuva intensa em Palmeira dos Índios/AL - 11/05/22

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades


 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A