Notícias

Home

Notícias

Vai chover na Região Sudeste? Confira a notícia!

Publicada por Thalyta Araújo em 20/07/2022
Tags:

A chuva vai retornar no Sudeste? 

Ainda não há previsão de grandes mudanças na região Sudeste. A massa de ar seco que vem predomina sobre o Brasil, e atua fortemente sobre a Região Sudeste, ficou ainda mais forte nos últimos dias e mantêm as condições para o bloqueio atmosférico que impede que as frentes frias avancem com força nestas áreas.

Época de estiagem

É comum que nesta época do ano não tenha chuva. A climatologia mostra que este é um mês de baixíssimas médias de chuva, que não passam de 60 mm mensais, para a maioria das áreas Região. O cálculo pode ser visto no mapa pelo INMET, conforme dados do período de 1990 a 2022.

 

Figura 1: Média climatológica de precipitações para julho no Brasil (1990 a 2020) – Fonte: INMET/Climatempo

                   

A falta de chuva vem sendo sentida desde março, a chance é normalmente baixa e possibilidade de alguma chuva fica ainda mais remota, com atuação do forte bloqueio atmosférico.

A primeira quinzena de julho fechou com grande parte do Sudeste acumulando de 70 a mais de 100 dias sem ocorrência de chuva igual ou acima de 10 mm em 24 horas.


Figura 2: Estiagem agrícola na Região Sudeste 16/07/22 – Fonte: Climatempo


                                            

Até o findar do mês, poucos episódios de chuva poderão ocorrer em algumas áreas do litoral do Sudeste, em dias onde houver um eventual aumento do vento marítimo. Nestas situações ocorrer o aumento da concentração de ar úmido nas áreas próximas ao mar, favorecendo os desenvolvimentos de nuvens de chuva.

Os mapas abaixo mostram a previsão de acumulado de chuva para o período de 20 a 24 e de 25 a 29 de julho no Brasil. Na Região Sudeste, a chance de chuva é considerada apenas em áreas costeiras (representadas nas manchadas de roxo), porém, não deve passar de 10 mm em cada período.

Figura 3: Chuva acumulada entre 20/07 a 29/07 – Fonte: Climatempo

                                                      
Quando o bloqueio vai terminar?

O balanço de temperatura da superfície da água do mar entre a costa da Região Sul e a região da costa entre o Uruguai e a Argentina não esteve favorável ao deslocamento das frentes frias.

A previsão é que a diferença de temperatura entre estas regiões volte a ficar mais forte no decorrer das próximas semanas, contribuindo para a entrada de mais frente fria, inclusive a partir da segunda semana de agosto. O bloqueio ainda se estende nas próximas duas semanas, a tendência ainda é de uma situação de bloqueio, com a permanência de ar quente sobre o Centro-Oeste e Sudeste e Sudeste, e ingresso de ar quente também pela Região Sul (inclusive na região oeste).

A expectativa de mudanças nos modelos atmosféricos computacionais entre o final de julho e começo de agosto, decorrente o enfraquecimento de um bloqueio observado no Pacífico Sul e consequentemente o enfraquecimento do bloqueio no Sudeste, mas ainda não há sinalização de mudanças drásticas, com grande resfriamento. Com informações da Climatempo. 

Últimos vídeos

Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:Formação de chuva intensa em Palmeira dos Índios/AL - 11/05/22

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A