Notícias

Home

Notícias

Tendência de mais chuva e mais calor em fevereiro para São Paulo

Publicada por Thalyta Araújo em 02/02/2023
Tags:

O estado de São Paulo entrou em fevereiro de 2023 com características semelhantes às do mês de janeiro. O calor úmido e temporais marcaram o primeiro dia do mês. Um dos locais onde mais choveu na primeira tarde de fevereiro foi em Ribeirão Preto, onde o CEMADEN registrou 61 mm de chuva em apenas 3 horas.

Na cidade de São Paulo, o temporal que caiu na noite do dia 1 de fevereiro na zona leste do Rio Verde na iminência de transbordamentos novamente.  O mês de fevereiro será marcado por temporais e por mais horas de sol e calor.

Tendência para fevereiro

A previsão é que a chuva seja um pouco acima da média normal em boa parte das regiões paulistas (áreas em verde no mapa), abrangendo todo o Centro, Oeste e norte do estado. O volume de chuva deve ficar um pouco abaixo da média no litoral e dentro do esperado nas áreas da Grande São Paulo, região de Sorocaba, Vales do Paraíba e do Ribeira e região de Campinas.

Figura 1: Anomalia da precipitação prevista para fevereiro de 2023 na Região Sudeste – Fonte: Climatempo.

Diferente do mês anterior, não há expectativa de formação de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em fevereiro. Se este sistema meteorológico se organizar sobre o país, será no fim de fevereiro, próximo da virada para março.

As passagens de frentes frias devem acontecer, mas não serão persistentes ao ponto de deixar a temperatura amena por muitos dias. De modo geral, fevereiro deve proporcionar mais horas com sol forte no estado de São Paulo em relação ao observado em janeiro.

O calor e grande disponibilidade de ar úmido serão os principiais motivadores das pandas de chuva sobre o estado de São Paulo em fevereiro de 2023. Ao longo dos dias, as pancadas de chuva com raios devem ocorrer entre à tarde e à noite, com possibilidade de temporais em todas as regiões do estado.

Fevereiro quente

Com o excesso de nebulosidade e a chuva persistente de janeiro, muitas áreas do estado paulista finalizou a média de temperaturas ligeiramente abaixo do normal. Por outro lado, fevereiro deverá ficar com o ar mais aquecido.

Nas demais áreas do interior paulista, fevereiro terá temperatura dentro da normalidade, significando calor constante, com muitas tardes com temperaturas em torno e acima dos 30°C.

No sul e leste do estado, incluindo a Grande São Paulo, o litoral, os Vales do Paraíba e o Ribeira, regiões de Sorocaba e de Campinas, a temperatura em fevereiro deve ser maior do que janeiro. Conforme os cálculos do INMET, a média da temperatura máxima em fevereiro varia de 29°C a  31°C na maioria das áreas do estado de São Paulo. No Oeste/Noroeste, a máxima média varia de 31°C a 33°C. Com informações da Climatempo.


Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

      Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
   Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
      Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

     Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A