Notícias

Home

Notícias

Tempestades, chuva intensa e rajadas de vento que podem chegar aos 60 km/h no Rio Grande do Sul

Publicada por Thalyta Araújo em 28/01/2023
Tags:

O sábado (28) começa com o aumento de chuva em todo o território gaúcho, a chuva começa nas primeiras horas da manhã, nas áreas de fronteiras com o Uruguai. As áreas de instabilidades crescem e se espalham por todo o estado no decorrer da tarde, de moderada a forte intensidade em boa parte do estado, principalmente em áreas da Fronteira Oeste, Campanha, Centro, Nordeste, Serra Gaúcha e Grande Porto Alegre.

Atenção: as rajadas de vento nessas áreas devem ser constantes entre 40 e 60 km/h, mas durante a chuva mais intensa podem ultrapassar esse valor.

Entenda a mudança meteorológica para o estado

Decorrente a alguns sistemas, como a frente fria em alto mar, junto a umidade da Região Norte ao Sul do país, associadas as altas temperaturas e uma baixa pressão atmosférica entre o Paraguai, Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul (oeste) e Santa Catarina, além da presença de um cavado meteorológico nos mais variados níveis da atmosfera na região gaúcha, se torna a combinação perfeita para a formação de chuvas.


Temporais aumentam no domingo (29)

No domingo (29), a chuva aumenta no Rio Grande do Sul, com risco para temporais em todo o estado, incluindo a capital Porto Alegre. Há potencial para raios, rajadas de vento, que podem chegar ao 60 km/h e com queda de granizo. Os maiores acúmulos de água acontecem no Norte se sul do estado, mas não se descartam danos nas demais localidades.

Essas instabilidades ocorrem devido à combinação de calor e a alta umidade na Região Sul, junto a presença da borda de um vórtice ciclônico nos altos e médios níveis da atmosfera (VCAN) e de um cavado meteorológico nos médio e altos níveis da atmosfera (sendo uma baixa pressão relativa e mais alongada).


Além disso, entre o Mato Grosso do Sul, oeste da Região Sul e Paraguai ainda há uma baixa pressão atmosférica em superfície, reforçando as instabilidades pelo oeste gaúcho, já a frente fria não terá tanta influência na ocorrência de chuva no estado.

Atenção: os últimos dias de janeiro e o começo de fevereiro serão marcados ainda por chuva persistentes e temperatura mais amenas, mas sem expectativa de frio e calor significativos como observados nas semanas anteriores.

Fique atento as atualizações no decorrer da semana. Com informações da Cliamtempo.


Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

      Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
   Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
      Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

     Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A