Notícias

Home

Notícias

Queimada por mais de 12 horas em Itaperuna/RJ, veja o vídeo exclusivo

Publicada por Samira Avelar em 02/08/2022
Tags:

Uma das câmeras do Clima ao Vivo em Itaperuna/RJ, em parceria com a Itanet, registrou um foco de queimada que começou por volta das 19:00h de segunda (01) e durou até a manhã de terça-feira (02). O vídeo tem imagens até às 07:00h da manhã, mas a fumaça permanece até o fechamento dessa notícia, às 11:30h da manhã.

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Inteligência artficial (IA) aplicada à detecção de incêndios

Este incêndio foi identificado através de algoritmos de inteligência artificial aplicados às imagens da câmera de monitoramento climático, em uma parceria com uma empresa especializada na detecção de incêndios florestais. Este esforço conjunto busca criar uma nova solução de baixo custo que poderá ser amplamente utilizada na prevenção e identificação de queimadas, auxiliando os setores público e privado na solução deste grande problema e agindo diretamente na preservação do meio ambiente.

Quais os problemas causados pelas queimadas?

Aos poucos, parte do dióxido de carbono (CO2) liberado pelas queimadas volta à superfície na forma de ácido carbônico junto com a chuva, e parte fica em suspensão na atmosfera provocando o efeito estufa que vem causando a elevação das temperaturas do planeta e as mudanças climáticas associadas a ela. A melhor forma de retirar o CO2 da atmosfera é pela fotossíntese realizada pelas árvores, mas são justamente elas que estão sendo queimadas.

O que acontece com a fumaça gerada pela queimada?

Na maioria dos casos, a fumaça fica suspensa nas camadas intermediárias da atmosfera, mas dependendo das condições meteorológicas ela pode chegar à superfície e causar alguns sintomas como irritação nos olhos e dificuldades para respirar.

A umidade do ar pode influenciar a propagação do fogo?

A umidade relativa do ar tem muita influência no combate aos incêndios. Por isso quando está abaixo dos 30%, dificulta fortemente o controle do fogo. O pior período para apagar incêndios é de 10:00h da manhã até 18:00h, pois nesses horários o ar está mais seco, por isso a vegetação perde umidade para o ar, que sobe. Já a noite, o orvalho deixa a vegetação mais umidade, facilitando o combate do fogo.

A propagação do fogo em vegetação seca ocorre rapidamente, mas em vegetação verde é mais difícil, pois estão em constante absorção de água do solo, porém em períodos com extrema seca, a umidade do ar baixa pode atingir até esse tipo de vegetação. Em épocas de secas, os índices de umidade do ar baixos são um dos principais fatores para propagação de incêndios floretais. Algumas regiões tem muitos registros devido a esses fatores, sendo o sul do Brasil e áreas do cerrado.

Outros vídeos de queimadas

As câmeras do Clima ao Vivo já registraram vários focos de queimadas por todo o país. Clique aqui e confira os videos exclusivos!


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A