Notícias

Home

Notícias

Passagem de um tornado marcou a sexta-feira (13) em SC e a previsão é de chuva volumosa nos próximos dias

Publicada por Thalyta Araújo em 16/01/2023
Tags:

Foi confirmado pela Defesa Civil de Santa Catarina a ocorrência de um tornado no município de Sangão, no litoral sul do estado catarinense, na tarde da última sexta-feira (13). As rajadas de vento estimadas devem ter ultrapassado os 100 km/h.

O tornado estava associado a uma nuvem do tipo supercélula, que causou vários danos, como queda de árvore e postes, destelhamento de residência e tombamento de um caminhão.

Figura 1: Tornado e tombamento do caminhão no dia 13/01/2023 em Sangão/SC – Fonte: Climatempo/Defesa Civil

 

Figura 2: Radar do núcleo de tempestade com o tornando no litoral sul de SC no findar da tarde de sexta-feira (13) – Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina/Climatempo


Ainda na sexta-feira (13), houve relatos de granizo em Jaguaruana, no estado catarinense e vem próximo de Sangão.

O que é um tornado?

O tornado é uma nuvem em forma de funil que toca o solo e cujo os ventos giratórios podem alcançar 110 km/h a 500 km/h. Essa intensidade dos ventos é medida por uma escala chamada Fujita (ou Fujita-Person Tornado Intensity Scale), que vai de 0 a 5.

Este fenômeno é considerado o mais devastador, por possui um pequeno diâmetro e dura pouco, de minutos a meia hora, causando consequentemente danos por onde passa, ele se forma, geralmente, em uma nuvem de tempestade chamada de super célula, que surge a partir do encontro de uma massa de ar frio e seca com outra massa de ar quente e úmida.

Quando essas massas apresentam ventos com direções opostas começa a ocorrer um torque ou um giro que vai até o solo, ou seja, uma nuvem em forma de funil consegue atingir o chão, conforme já citado anteriormente.

A estação da primavera, é propicia para que fenômenos como esses aconteça, inclusive nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e até em áreas do Amazonas. 

Chuva volumosa e expressiva em Santa Catarina e Paraná

A tendência é que até o dia 22 de janeiro de 2023, no outro domingo, a chuva não pare sobre Santa Catarina, com previsão de volumes significativos e que podem levar a transtornos, como inundações, alagamentos e deslizamento de terra.

Nesta segunda-feira (16), decorrente a uma formação de baixa pressão atmosférica na costa da Região Sul, com característica de ciclone extratropical que se formou no domingo (15), dará origem a uma frente fria, que atuará mais na costa desta Região e também reduzirá a chuva no sul do estado paulista neste dia.

Atenção: no domingo (22), mais uma nova frente fria avançará pelo sul do país.

Pelos modelos numéricos de previsão do tempo, estima-se que chova nos próximos dias entre 100 a 500 milímetros, na média, nessas áreas, sendo que os maiores acumulados sejam na metade leste catarinense e paranaense.

Figura 3: acumulados de chuva previstos em Santa Catarina entre os dias 14/01 a manhã de 19/01/23 - Fonte: Climatempo/Weather Research and Forescasting (WRF) de 10 km de resolução.
Figura 4: acumulados de chuva previstos em Santa Catarina entre os dias 14/01 a manhã de 18/01/23 - Fonte: Climatempo/Weather Research and Forescasting (WRF) de 27 km de resolução.

Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:


                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                             Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                       


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A