Home
Notícias
Ondas de leste provocam chuva volumosa nas capitais do Nordeste
As ondas de leste (OL), ou distúrbios ondulatórios de leste (DOLs), são geradas em áreas tropicais e se formam em baixos níveis da atmosfera, e são elas as responsavam por trazer chuva sobre o Nordeste e Norte do Brasil.
Elas possuem uma periodicidade de 3 a 4 dias e comprimento ente 2.000 – 2.500 km, se propagando do continente africano para a América, podendo inclusive atingir áreas do Caribe. Seu período de formação acontece entre os meses de Maio a Outubro, e as primeiras ondas de leste já devem atingir a costa leste do Nordeste.
A chuva nos últimos dias, decorrente a frente fria estacionária gerou acumulados de 205 mm em João Pessoa, e uma média de 50 mm nas capitais de Alagoas, Sergipe e Pernambuco.
A frente fria já não atua sobre a região, contudo as ondas de leste agora serão responsáveis por chuva volumosas e frequentes na costa leste e Norte e Nordeste. Desde segunda-feira (23) até essa sexta-feira (27), há previsão de tempestades, céu encoberto e chuva persistente.
Nesta terça-feira (24), previsão de chuva volumosa a qualquer momento do dia no litoral de Sergipe, Alagoas, Recife e Paraíba. A tendência é que os volumes de 25 a 50 mm nestas áreas em um dia.
A chuva volumosa deverá persistir ainda na quarta-feira (25), com tempo encoberto e chuvoso, principalmente nas áreas costeiras do litoral norte da Bahia (incluindo Salvador), Sergipe, Pernambuco e Paraíba.
Entre a quarta-feira (25) e a sexta-feira (27), a chuva ganha mais força nas costas do Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão.
Conforme a previsão do modelo meteorológico WRF, indica acúmulos expressivos para os 5 dias, ou seja, ainda nesta semana entre o dia 23 e 27 de maio:
- São Luís/MA: pode ter acúmulos de 145 mm de chuva
- Fortaleza/CE: pode ter acúmulos de 210 de chuva
- Recife/PE: pode ter acúmulos de 235 mm de chuva
- Aracaju/SE: pode ter acúmulos de 285 mm de chuva
- Maceió/AL: pode ter acúmulos de 285 mm de chuva
- Natal/RN: pode ter acúmulos de 295 mm de chuva
- João Pessoa/PB: pode ter acúmulos de 325 mm de chuva
Essas condições de tempo extremo, deixa as capitais em alerta para possíveis transtornos, como alagamentos, inundações, enchentes e transbordamentos de córregos e rios. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Outono 2022 no Brasil
Onda de frio pode trazer neve em maio?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A