Notícias

Home

Notícias

Onda de frio leva a temperaturas negativas e novos recordes no País

Publicada por Thalyta Araújo em 10/06/2022
Tags:

Onda de frio leva a temperaturas negativas e novos recordes no País

Uma nova frente fria avança sobre o país ainda nesta sexta-feira (10), e vem trazendo uma forte onda de frio. A passagem da frente fria no Sul não deve provocar chuva, contudo, a influência de um ciclone extratropical provocará rajadas de vento forte no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As rajadas devem ficar em média entre 60 e 80 km/h, mas eventualmente podem ter picos entre 80 e 100 km/h.

As áreas de instabilidades aumentam decorrente a frente fria e se espalha sobre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, partes de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas. Nos próximos dias esses estados vão sentir o aumento da chuva que podem cair forte em vários locais.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho e Rio Branco podem ter períodos de chuva moderada a forte ao longo desta sexta-feira (10).

Onda de frio

Uma forte massa de ar frio de origem polar que vem acompanhada de uma frente fria também caracterizada como a terceira onda de frio do ano de 2022 e se espalha sobre o país.

A onde frio será mais forte se comparada a da segunda quinzena de maio em algumas áreas do país. A expectativa é que o ar frio polar seja intenso e alcançará a região do Distrito Federal ou o Tocantins, como ocorreu em maio.

Na passagem da onda de frio será mais intensa na região Sul do Brasil, onde os efeitos desta massa polar serão mais fortes do que observados em meados de maio. 

Quando vai começar a esfriar?

Os primeiros efeitos desta nova onda de frio já começam a ser sentido no decorrer desta tarde e noite desta sexta-feira (10), nos estados do Sul e também em Mato Grosso do Sul. Estas áreas já deverão sentir um declínio significativo da temperatura ao longo do dia.

Mas é no sábado (11), que o frio mais intenso vai se espalhar sobre o centro-sul odo país. A onda de frio atua com mais força entre o domingo (12) e terça-feira (14) de maio.  Na quarta-feira (15), o ar polar se afasta e as temperaturas voltam a subir rapidamente.

Geada

Com temperaturas amenas, ficando abaixo de zero nos estados da Região Sul, essa onda de frio também causará geada em áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerias (sul).

Na região Sul do país a geada será ampla sendo moderada a forte em várias localidades, entre o sábado (11) a terça-feira (14) de maio de 2022.

No sul do estado de São Paulo, a expectativa de geada fica entre o domingo (12) e terça-feira (14) de maio de 2022, e não deve ser intensa como no sul do país.

Em Mato Grosso do sul (sul do estado), as condições para geada são no domingo (12) de maio. A Geada deve ocorrer sem muita intensidade de forma moderada.

No estado de Minas Gerais, sul, Serra da Mantiqueira, há condições para geada na segunda-feira (13), terça-feira (14) e talvez na quarta-feira (15) de maio. A geada deve ocorrer de forma moderada e com pouca intensidade.

Temperaturas negativas

A onda de frio, terá potencial para provocar temperaturas abaixo de 0 °C nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. E há possibilidade que cidades mais altas da Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão/SP, Maria da Fé/MG e Monte Verde/MG tenha registro de temperaturas negativas.

Conforme as medições do INMET e também do Epagri/Ciram, a menor temperatura registrada no Brasil, em 2022, até o dia 10 de junho foi de -5,4 °C em Urupema/Parque de Exposição, no dia 20 de maio.

Atenção: Novos recordes poderão ser batidos durante a passagem desta nova onda de frio sobre a região Sul do país.

Neve

Mesmo com o frio intenso aguardados nos próximos dias sobre o Sul do Brasil, ainda não há umidade suficiente para haver formação de nuvens de neve no Sul do país. A ocorrência do fenômeno ainda não está sendo considerada.

Recordes de frio em capitais

Conforme a previsão, às três capitais da Região Sul do Brasil registrem novos recordes de menor temperatura para o ano de 2022 durante a passagem desta nova onda de frio sobre o país, um novo recorde também poderá ser registrado em Campo Grande/MS.

Nas demais capitais do Sudeste e do Centro-Oeste, embora ocorra a queda de temperatura acentuada, não há previsão de que o frio supere as marcas observadas na onda de frio de meados de maio de 2022. Com informações da Climatempo. 


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A