Notícias

Home

Notícias

O que é amplitude térmica?

Publicada por Thalyta Araújo em 30/06/2022
Tags:

A amplitude térmica é a diferença entre a menor e a maior temperatura do dia. Normalmente esses parâmetros não ficam explícitos nas previsões do tempo, porém, pode nos ajudar a saber, por exemplo, o tipo de roupa usar. Afinal, “com que roupa eu vou?”, essa pergunta norteia boa parte das pessoas, principalmente quando se está preparando para passar o dia fora de casa.

Em um dia com tempo chuvoso ou quando o dia fica completamente nublado, sem sol, a amplitude térmica é menor. Já em um dia com poucas nuvens desde as primeiras horas do dia, com a presença do sol, a amplitude térmica é significativa (grande).

Como funciona a amplitude térmica?

A amplitude térmica é pequena quando a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima fica entre 0°C e 5°C. Em um dia com amplitude térmica normal, comum, a diferença entre a temperatura mínima e a máxima do dia varia de 10°C a 12°C. Quando a diferença entre a temperatura mínima e a máxima é igual ou maior aos 15°C podemos dizer que a amplitude térmica é grande. Dias com grande ou pequena amplitude térmica podem ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer lugar.

Quando ocorre a grande amplitude térmica?

A condição meteorológica mais favorável a grandes amplitudes térmicas é quando uma massa de ar frio de origem polar começa a se afasta de uma região. Isto faz com que o ar aqueça rapidamente.

No interior do Brasil, durante o outono/inverno é comum termos a presença de massas de ar seco, ligadas com fortes anticiclones (sendo sistemas de alta pressão atmosférica), sendo responsáveis pela subsidência do ar.

Alta pressão causa subsidência movimento do ar de cima para baixo (ar seco)
Figura 1: Imagem ilustrativa da grande amplitude – Fonte: Climatempo

Quando esta massa de ar seco está atuando, o Centro-Oeste, o interior do Sudeste e do Nordeste e também o Tocantins, tem dias de grande amplitude térmica. Outra situação favorável para uma grande amplitude térmica é o dia da pré-frontal, que acontece com a chegada do ar polar e da chuva de uma frente fria.

Quando a amplitude térmica é pequena?

A amplitude térmica é pequena em dias nublados, com pouca ou nenhuma aparição do sol. A diferença entre a temperatura mínima e a máxima do dia também pode ser menor ainda quando chove o dia todo. Um dia de chuvisco e com entrada de ar frio de origem polar faz com que a temperatura quase não varie no decorrer do dia e o valor da temperatura mínima fica muito próximo da máxima.

Outros fatores importantes que impede ou inibe a elevação da temperatura é o vento persistente. Em dias com pouco sol e vento moderado constante, mesmo sem estar chovendo, podem ter uma amplitude térmica relativamente pequena.

O que seria o "efeito cebola"?

Durante o outono/inverno é comum ver pessoas reclamando quando passam por um período de grande amplitude térmica, pois as manhãs são frias e é necessário usar vários agasalhos, mas por volta do meio-dia já está quente e é necessário tirar. Esse tira e põe de roupas é o que gera um incômodo em todos, também conhecido como ‘’efeito cebola”.

Os dias de grande amplitude térmica são comuns durante o outono, inverno e na primavera no Sudeste, no Centro-Oeste, no interior do Nordeste e em áreas da Região Norte, como Tocantins. Com informações da Climatempo.


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%

Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja centenas de câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em muitas cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A