Logo

Notícias

Home

Notícias

Nova frente fria deixa o feriado gelado. Confira a notícia!

Publicada por Thalyta Araújo em 12/04/2022
Tags:


O frio se espalha sobre algumas regiões do Brasil

Uma nova onda de ar frio vai influenciar a Região Sul e também parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país, e pode ter alcance sobre algumas áreas da Região Norte.

Contudo, o frio não será muito intenso, a queda de temperatura deve ser semelhante à virada entre o fim de março para abril, mas o frio será mais seco. Temperaturas negativa e geada podem ocorrer na serra gaúcha e catarinense. No Mato Grosso do Sul, e algumas áreas de São Paulo e Minas Gerais (sul), podem ter temperaturas na marca dos 10° C.

Quando chega o frio?

A frente fria trará uma nova massa de ar a frio de origem polar e começa a influenciar a Região Sul do Brasil já na quinta-feira (14). Mas antes disso, os próximos dias sobre a região Sul será marcado por muita chuva, porém, a temperatura não tem uma queda muito acentuada. Na sexta-feira (15), é que o ar frio, começa a se espalhar de vez pelo Brasil.

Qual o caminho do centro da massa de ar frio?

Esta nova massa de ar frio de origem polar se origina na Argentina no dia 12 de abril, mas é na quinta-feira (14), que o centro do ar frio (a região mais fria do sistema) vai alcançar a região centro-leste da Argentina, com cerca de 1025 hPa.

O centro do ar frio avança para o oceano na sexta-feira (15) passando sobre a região entre o litoral da província de Buenos Aires e do Uruguai

No fim de semana 16 e 17 de abril, esta massa de ar frio de origem polar começa a ganhar força sobre o oceano, na altura da costa do Uruguai, e a tendência é que ela se desloque sobre o oceano, e jogue o vento frio sobre as áreas do Sul e Sudeste do Brasil.

Como o ar frio se dissipará pelo Brasil?

Na quinta-feira (14), o ar frio de origem polar se espalha rapidamente sobre o Sul do Brasil, e outros estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (sul) e até o Rio de Janeiro poderá sentir essa mudança. Boa parte da Região Sul já terá a sensação frio. Já nas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar frio chega com a chuva e a sensação de desconforto poderá causar incomodo. O Sul terá frio, mas com a presença do sol, e as demais com o frio úmido.


Atenção: nas áreas de serra gaúcha e catarinense, a temperatura poderá chegar próximos de 0°C.

No feriado da sexta-feira (15) de abril, o frio ganha força na Região Sul do Brasil e vai esfriar no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (sul). A temperatura fica mais amena no Espírito Santo e o calor diminui nas regiões do Mato Grosso (oeste e sul), Rondônia e Acre.

Sábado (16) de abril, o ar frio continua em boa parte do Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e na Região Sudeste. Mato Grosso (oeste e sul), Acre e em Rondônia as primeiras horas do dia será com sensação de friozinho, mas sem ser intenso como no início de abril.

Entre a madrugada do dia 15 e 16 de abril, a temperatura poderá ficar em torno os 10° C em áreas de São Paulo (sul) e em várias regiões do estado do Mato Grosso do Sul.

No domingo, 17 de abril, o ar frio de polar será persistente na madrugada e nas manhãs do Sul e no Sudeste do Brasil, e no decorrer do dia a temperatura se eleva um pouco deixando a sensação mais agradável.

Mato Grosso do Sul, Moto Grosso (oeste e sul), Rondônia e Acre, o calor ganha força e a tendência é para temperaturas acima do 30° C durante a tarde.


Já na próxima segunda-feira (18) de abril, o ar frio ainda será sentindo em áreas do Sul e do Sudeste do país, mas será menos acentuado se comparado ao fim de semana, a expectativa é que a temperatura se aumente no decorrer do dia.




Figura: Previsão da média das temperaturas mínimas entre o 15/04/22 no Brasil – Fonte:  Climatempo



Temperatura negativa

O frio ainda não será intenso, contudo, a Região Sul sentirá com maior intensidade por estar mais próxima ao centro do ar frio. A tendência é que as temperaturas fiquem próximas do que presenciamos há algumas semanas, na virada de março para abril.

Temperaturas abaixo de zero é ligeiramente pequena, porém na madrugada e no amanhecer de sexta-feira, 15 de abril nas áreas mais elevadas da Serra Catarinense pode ter ocorrência.

Uma perspectiva geral as temperaturas mais baixas durante a passagem desta massa de ar frio, devem ficar entre 1°C e 5°C. Essas temperaturas poderão ser observadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, fronteira com o Uruguai e áreas mais elevadas ao sul do Paraná.

Geada

A chance de ocorrência de geada fica restrita ao Sul do Brasil. O frio ainda não será forte para o suficiente para que este fenômeno ocorra nos demais estados como São Paulo ou Mato Grosso do Sul.

As áreas com maior probabilidade ocorrer geada são as de fronteiras com o Uruguai, serras gaúcha e catarinense. E uma pequena, mínima possibilidade de geada pode ser considerada para o extremo sul do Paraná.

Última semana de abril com ar frio

Uma nova frente fria associada a um forte ciclone extratropical deve avançar pelo país na última semana de abril de 2022. E poderá provocar um novo resfriamento acentuado especialmente no sul do Brasil. Com informações da Climatempo.


Confira as notícias:

Como será o outono 2022 no Brasil? Confira a notícia!
O calor ainda será intenso nas próximas semanas no país
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades



Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A