Home
Notícias
Mar agitado no Sul e Nordeste do Brasil
Um sistema meteorológico mantém os ventos intensos no litoral do Nordeste brasileiro, a chuva frequente deixa o mar agitado com ondas superiores a 2 metros de altura, somente entre as cidades de Porto Seguro/BA e Natal/RN, não excedem os 3 metros, no decorrer do fim de semana.
Figura 1: Altura e direção das ondas na costa do Nordeste em 28 de maio de 2022.
Este sistema é chamado Anticiclone do Atlântico Sul, ou Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), localizado sobre a porção sul do Oceano Atlântico é um sistema de alta pressão atmosférica, onde os ventos seguem o sentindo de rotação anti-horário e agora atua nas proximidades do litoral brasileiro organizando os ventos em direção a costa nordestina, fator que favorece a agitação marítima e transporta ar úmido do oceano, assim, alimente as chuvas intensas que castigaram a região nos últimos dias devido às ondas de leste.
Mar agitado no Sul e Sudeste do Brasil na próxima semana
O mar agitado não será limitado apenas ao nordeste do país, a região sul e Sudeste também experimenta ondas entre 2 e 2,5 metros de altura a partir de segunda-feira (30) e deve prosseguir até o primeiro final de semana de junho.
Esta agitação está relacionada à passagem de um sistema frontal, composto por uma frente fria e um ciclone, e trará não somente ondas maiores, mas chuva e frio aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os estados da região sul sentem mais os efeitos da agitação marítima, com ondas em torno de 2 a 2,5 metros na segunda (30) e terça-feira (31), e de até 3 metros entre quinta-feira (02) e sábado (04). Em São Paulo e Rio de Janeiro sentem menos os efeitos dessa agitação marítima, com ondas de até 1,8 metros na terça-feira (31) e quarta-feira (01).

Figura 2: Altura e direção das ondas na costa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em 3 de junho de 2022.
Fique atento as atualizações nos próximos dias. Com informação da Climatempo.
Confira as notícias:
Outono 2022 no Brasil
Onda de frio pode trazer neve em maio?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A