Notícias

Home

Notícias

Mais queda de granizo nesta quarta-feira (09)?

Publicada por Thalyta Araújo em 09/11/2022
Tags:

A atmosfera sobre o Brasil nesta quarta-feira (09), é de muitas áreas de instabilidade. Este termo "instabilidade" na meteorologia pode ser traduzido como favorável à chuva ou a formação de nuvens com potencial para chuva.

Há risco de granizo hoje, quarta-feira (09)?

O risco de temporais com granizo no Sudeste nesta quarta-feira (09), ainda é alto, inclusive na Grande Belo Horizonte, na Zona da Mata Mineira, sul de Minas, na região da Serra da Canastra, na divisa do Rio de Janeiro com Minas, Serra Fluminense, na divisa de São Paulo com o sul de Minas.

Você já viu uma formação de chuva que trouxe granizo? Clique aqui e confira o vídeo exclusivo da última que uma das câmeras do Clima ao Vivo registrou!

Chuva na Região Sul do Brasil nesta quarta-feira (09)

Pode chover no estado do Rio Grande do Sul (Serra gaúcha, litoral norte e Porto Alegre) e Santa Catarina (Serra Catarinense, sul e leste do estado), mas sem expectativa de temporal com granizo.

A baixa pressão atmosférica, também responsável pela formação de nuvens carregadas, começa a se afastar do litoral da Região Sul, reduzindo o impacto nas condições do tempo nesta quarta-feira (09).

Ventania em várias cidades do Brasil na terça-feira (08)

Além de chuva intensa, descarregando mais de 20 mm de água em apenas uma hora, as rajadas de vento foram destaques, ficando entre 60 a 90 km/h em algumas áreas. Em Uberaba/MG, o INMET registrou rajadas de vento de 86 km/h e em Dores do Indaiá/MG as rajadas alcançaram 82 km/h.

Muito granizo em parte do Brasil na terça-feira (08)

Contudo, o que impressionou a todos foram as tempestades de granizo, caindo de forma significativa em várias cidades de pelo menos sete estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e São Paulo. A maior quantidade de gelo e o maior número de cidades atingidas foram ao sul de Minas Gerais e na região da Serra da Canastra, também em Minas Gerais.

Muito granizo em Lagoa da Prata/MG

Veja a formação da chuva forte que trouxe muito granizo em Lagoa da Prata/MG na tarde de terça-feira (08). As imagens ficaram incríveis!

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Outras regiões que registraram granizo na terça-feira (08)

Com a análise das imagens de radares meteorológicos e fotos e vídeos de internautas compartilhado nas mídias sociais, é possível listar as cidades atingidas pela chuva de granizo na terça-feira (08):

Sul

- Santa Catarina: Major Vieira e São Joaquim
- Rio Grande do Sul: Esmeralda e Pinhal da Serra

Sudeste

- Minas Gerais:  na região de Cabo Verde, Muzambinho, Alterosa, Campos Gerais (13:50h à 14:15h), Lambari, Lagoa da Prata, Confins (Grande BH - metar), Poço Fundo (13:45h a 14:10h).

- Rio de Janeiro: vários bairros de cidade do Rio de Janeiro (Jacarepaguá e Cidade de Deus) e Duque de Caxias.

Centro-Oeste

- Goiás: Ipanema
- Mato Grosso: Querência

Possibilidade via radar meteorológico:

- Uberaba (13:50h à 14:50h), Fortaleza de Minas, Jacuí, Passos, Cássia, Ibiraci e Sacramento

Um núcleo intenso saiu de Franca/SP e passou sobre parte de Patrocínio Paulista/SP, Itirapuã, avançando para Minas Gerais em São Tomás de Aquino, seguindo para São Sebastião do Paraíso, Monte Santo de Minas, Guaranésia (com menos força, em Guaxupé).

Entre às 14:00h, um forte núcleo de instabilidades surgiu na região de Cássia/MG. A partir de 12:00h, diversos núcleos de temporais surgiram em vários locais do sul de Minas e da Serra da Canastra. Outro núcleo muito forte em Monte Belo (12:45h) se deslocou para Areado e Alterosa, Alfenas, e os demais ativos na região de Campestre, Jacuí, Pratápolis.

A tempestade em Cabo Verde/MG foi por volta das 17:00h; região de Muzambinho e São Pedro da União e Juruaia, entre 16:30h e 16:50h.


O que é granizo?

Granizo são pedras de gelo que se formam dentro de nuvens de grande extensão vertical. É necessário ter uma atmosfera fria para haver a formação do granizo.

Como se forma o granizo?

Ele se forma dentro das nuvens cumulonimbus, as mesmas nuvens que muitas vezes causam chuva forte, muitos raios e ventania. Estas nuvens e o granizo podem se formar em qualquer época do ano, desde que as condições atmosféricas sejam favoráveis.

As nuvens cumulonimbus tem grande extensão vertical e uma parte delas alcança regiões da atmosfera onde a temperatura se encontra abaixo de 0 °C e por isso o gelo se forma. É a presença do gelo que gera as descargas elétricas atmosféricas.

As pedras de gelo caem das nuvens, precipitam, quando ficam pesados o suficiente para vencer as fortes correntes de vento ascendentes (de baixo para cima) que existem dentro das nuvens cumulonimbus.

Muito granizo em Lagoa da Prata/MG

Veja a formação da chuva forte que trouxe muito granizo em Lagoa da Prata/MG na tarde de terça-feira (08). As imagens ficaram incríveis!

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Últimos vídeos

Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

                                                               Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                                                           Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


                                                                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A