Notícias

Home

Notícias

Impactos da La Niña nas chuvas e na cheia do Rio Negro no AM

Publicada por Thalyta Araújo em 28/05/2022
Tags:

Impactos da La Niña nas chuvas e na cheia do Rio Negro no AM

As chuvas persistentes e volumosas no estado do Amazonas, desde o início de 2022, vem causando transtornos na capital e nas cidades do interior do estado. Os volumes de chuva em Manaus ficaram acima do esperado para todo o mês, entre os meses de fevereiro e março deste ano.

A média climatológica para março, por exemplo, é de 320,9 mm, porém o volume de chuva registrado foi de 402,4 mm, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Com a atuação e influência La Niña que nada mais é que o resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, leva aos impactos no regime da precipitação padrão ao redor do globo, incluindo na Região Norte do Brasil.

A partir dos grandes volumes de chuva que estão incidindo no estado do Amazonas, Rio Negro vem registrando o aumento do nível do acima da costa de inundação severa, sendo de 29 metros.

Conforme o Porto de Manaus o volume do Rio Negro subiu para 29, 39 metros. A previsão do Serviço Geológicos do Brasil é de 29,80 metros em Manaus para junho. A maior cheia aconteceu no ano passado com 30,02 metros.

O estado passou pela mesma situação há menos de um ano, e novamente enfrenta os mesmos problemas relacionados a cheia do rio, como bairros da capital alagada. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), os alagamentos ocorrem quando o Rio Negro ultrapassa a cota de inundação severa, como registrados atualmente. A cheia prejudica a economia, nos abastecimentos de água na zona rural e na rotina da população como um todo. Com informações da Climatempo. 


Confira as notícias:

Outono 2022 no Brasil
Onda de frio pode trazer neve em maio?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A