Notícias

Home

Notícias

Fumaça de queimadas na Amazônia influencia o amanhecer de Pontes e Lacerda/MT, veja o vídeo exclusivo!

Publicada por Thalyta Araújo em 08/09/2022
Tags:

A câmera do Clima ao Vivo em Pontes e Lacerda/MT, em parceria com a Web Lacerda, registrou o nascer do sol sobre uma densa névoa de fumaça nesta quinta-feira (08). A fumaça gerada por queimadas em parte do Amazonas, Acre e Mato Grosso, se espalhou sobre o país, chegando em partes do Centro-Oeste, Paraná e até em parte do estado de São Paulo

                                                                                   Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Com as queimadas são liberados materiais particulados inaláveis, como MP 2.5, com até 2,5 micrômetros de diâmetros, formado por processo secundários a partir das queimadas de florestas e também de combustível.

Figura 1: Fumaça no Brasil – Satélite do dia 07/09/22 – Fonte:  EOSDIS Worldview

Parte deste material particulado está chagando do Norte ao estado de São Paulo, decorrente aos ventos a 1,5 km de altitude, que vem da Região Norte ao Sul e Sudeste do país. Isso foi observado entre a quarta-feira (07) e a quinta-feira (08), como mostra o satélite acima.

Entenda como ocorre

Para compreender as cores mais avermelhadas e alaranjadas do céu, primeiro olhamos a luz do sol, branca, resultado da soma de todas as cores (que são sete: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta).

Quando essa luz atravessa a atmosfera, ela se dissipa pelo ar, por exemplo, em contato com partículas de ar (oxigênio ou hidrogênio) e muitas cores, como a violeta, o azul e o verde, se dispersam ao ponto de ficarem imperceptíveis.

No nascer do sol ou no entardecer, as luzes solares atravessam um caminho bem maior da atmosfera (se comparados quando estamos no meio do dia), colidindo com obstáculos, pois o sol fica mais no horizonte. Ou seja, tanto no amanhecer ou no anoitecer, a luz está muito próxima do chão e tem que percorrer uma camada mais densa de ar.

É neste processo que se perde ou se dissipa muitas cores, sobrando ou se espalhando mais a vermelha e a laranja na direção em que vemos.

Além disso, quando há a presença de poluição atmosférica ou de névoa seca na região, elas ajudam ainda mais a dispersar boa parte dessas cores, espalhando muito mais as cores vermelhas e laranjas.

Figura 2: Explicando as cores do céu – Fonte: Climatempo

Tendência para os próximos dias

A tendência é que essas partículas ainda cheguem sobre o estado de São Paulo e sobre o Paraná. Dessa forma, o céu ainda deverá sofrer a influência da fumaça, assim como na quarta-feira (08), deixando o entender mais marcante com cores intensas. Com informações da Climatempo. 

Outros vídeos de queimadas

As câmeras do Clima ao Vivo já registraram vários focos de queimadas por todo o país. Clique aqui e confira os vídeos exclusivos!


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A