Notícias

Home

Notícias

Frente fria avança sobre o país no feriado de Corpus Christi e provoca áreas de instabilidades

Publicada por Thalyta Araújo em 14/06/2022
Tags:

Frente fria avança sobre o país no feriado de Corpus Christi

A frente fria causa retorno da chuva sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. As mudanças no tempo começam no Rio Grande do Sul na quinta-feira (16), no feriado de Corpus Christi, porém, é na sexta-feira (17), que o tempo vira no sul do país e já começa a influenciar algumas áreas do Centro-Oeste e no Sudeste. Confira os detalhes da previsão para cada região do país.

Previsão do tempo para Região Sul

O feriado prolonga no Sul do Brasil começa com o tempo bastante instável. A formação de uma nova frente fria aumenta as nuvens carregadas e leva a chuva na quinta-feira (16) sobre quase todo o Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina e do Paraná as pancadas de chuva começam na noite de quinta-feira (16).

Na sexta-feira (17), uma nova frente fria deixa o tempo instável, a previsão é de céu nublado e muitas pancadas de chuva no Sul do Brasil, com risco de temporais nos três estados e a temperatura entra em queda.

Já no fim de semana, a frente fria se afasta e o tempo melhora. O sol reaparece no sábado (18) em praticamente toda a Região Sul, esfria bastante na fronteira com o Uruguai e pode voltar a gear.

Para o sábado, a expectativa é de chuva no litoral de Santa Catarina, para o Vale do Itajaí, Paraná (leste, norte e Curitiba). Para o domingo (19), a previsão é de sol e frio no Sul do Brasil, com possibilidade de geada nas áreas serranas.

Previsão do tempo na Região Sudeste

O feriado prolongado de Corpus Christi começa com bastante sol na Região Sudeste, mas uma frente fria vai mudar o tempo a partir da sexta-feira (17).


Na sexta-feira (17), o tempo começa a mudar no estado de São Paulo devido à nova frente fria. As cidades no centro-oeste e sul de São Paulo já terão várias pancadas de chuva com raios entre o fim da tarde e começo da noite. Na Grande São Paulo, na região da Baixada Santista e de Sorocaba a chuva vem á noite.

O tempo fica muito instável em todo o estado de São Paulo, serão várias pancadas de chuva ao longo do dia e com risco de chuva forte, incluindo o litoral da Grande São Paulo.

Essa frente fria provocará pancadas de chuva a partir da tarde no sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e em todo o centro-sul do estado do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio e as áreas serranas.

Nas outras regiões de Minas, do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o sábado ainda será um dia com bastante sol e até calor durante a tarde.

A frente fria ganha força no domingo (19), e começa a mudar o tempo no Espírito Santo. A nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva ao longo do dia.

As áreas de instabilidade continuam a se formar sobre o Rio de Janeiro na Zona da Mata Mineira, Sul de Minas, no Triangulo Mineiro e no estado de São Paulo. Nessas áreas ainda terão pancadas de chuva no domingo (19), principalmente na madrugada e a partir da tarde.

Atenção: para quem pretende passar o feriado prolongado em cidades serranas como Petrópolis, Teresópolis, região de Penedo, Rio de Janeiro (sul do estado), Minas Gerais (sul) ou região de Campos do Jordão, devem se atentar as noites frias e temperaturas amenas nos restantes dos dias. O frio não será intenso como no começo da semana, contudo é bom levar agasalhos quentes.

Previsão do tempo Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste a chuva é rara para junho, mas esse ano está diferente, pois durante o feriado prolongado de Corpus Christi, outra frente fria deve contribuir para ocorrência de chuva em áreas que não choveria nesta época do ano.

O sol deverá aparecer forte em toda a Região Centro-Oeste, mas tem previsão de pancadas de chuva para o centro-oeste de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande e para o oeste e noroeste de Mato Grosso.

Na sexta-feira (17), Goiás, Distrito Federal e a maioria das áreas de Mato Grosso será de sol e calor durante a tarde. Porém, a previsão é de chuva forte sobre o estado do Mato Grosso do Sul e também no oeste e no sul do Mato Grosso. Cuiabá e Campo Grande podem ter chuva moderada a forte o que não é comum nessa época.

Já no sábado (18), as áreas de instabilidade da frente fria provoquem muita nebulosidade e chuva em quase todo o Mato Grosso do Sul, Goiás (centro-sul e Goiânia) e Mato Grosso (centro-oeste, sul e Cuiabá). Mato Grosso do Sul (sul), amanhece nublado, com sol entre muitas nuvens. Ainda não deve chover no Mato Grosso (norte e leste), Distrito Federal e Goiás (norte).

No domingo (19), a expectativa é que este sistema perca força sobre o Centro-Oeste do Brasil. O sol predomina sobre o centro-norte de Goiás, no Distrito Federal e no Mato Grosso. Mas as pancadas de chuva ainda devem acontecer em Goiás (sul) e Mato Grosso do Sul (centro-leste).

Previsão do tempo Região Norte

O tempo na Região Norte do Brasil volta a ficar como esperado para essa época do ano. O ar seca novamente no Tocantins, em todo o centro-sul e leste do Pará. Essas áreas terão sol durante todo o feriado prolongado, com temperaturas entre 34 °C e 36 °C durante a tarde e gradual queda dos níveis de umidade no ar. No fim do feriado, várias áreas no Tocantins já poderão estar com níveis de umidade entre 21% e 30%.

Estados com o Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e também o Acre terá pancadas de chuva com raios entre a tarde e à noite. Várias pancadas poderão ser fortes. No Acre, o sol predomina na quinta-feira (16) e só há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde na região de Rio Branco, mas nos demais dias do feriadão, as pancadas de chuva devem ocorrer entre fim tarde e começo da noite.

Alerta: Capitais como Boa Vista, Manaus e Macapá estão sujeitas a chuva forte.

Previsão do tempo na região do Nordeste

O feriado prolongado de Corpus Christi, será marcado por mais pancadas de chuva no leste da Região Nordeste.

A previsão é de chuva e períodos de sol, na Bahia (leste e nordeste), Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, e também no Piauí (litoral) e Maranhão (litoral), na quinta-feira (16). No interior dos estados do Maranhão, Piauí e da Bahia, passam a quinta-feira (16), com sol e calor, com níveis de umidade que podem ficar em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia.

Na sexta-feira (17), a expectativa é de que a chuva se concentre no leste do Nordeste. As pancadas de chuva vão continuar desde o leste do Rio Grande do Norte até o Nordeste e o litoral da Bahia, inclusive nas áreas de Sergipe e de Alagoas. Maceió e Recife serão as mais sujeitas a ter chuva de forte intensidade. O litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará terão pancadas de chuva, mas com bastante sol ao longo do dia. O restante do Nordeste tem tempo seco e de sol.

Entre a quinta-feira (16) e sexta-feira (18) as cidades como Caruaru e Campina Grande, onde correm grandes festas juninas, o tempo será de instabilidades, sujeito a chuva a qualquer hora.

Ainda na sexta-feira (17), o sol vai predominar no interior do Maranhão, Piauí, Pernambuco (sertão) e em toda a Bahia. As temperaturas devem se elevar ficando em torno dos 36 °C ou 37 °C, devem ser observadas e com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% nas horas mais quentes do dia.

As pancadas de chuva vão continuar acontecendo no litoral do Maranhão, Piauí, em todo o Ceará, litoral do leste do Rio Grande, região de Natal, Paraíba (leste), Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Há risco de chuva forte na região de Maceió.

No domingo (19), o tempo não se difere de sábado, o sol vai predominar sobre a Bahia, no interior do Maranhão e do Piauí.

Ceará (litoral), Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco (centro-leste), Alagoas, Sergipe e Bahia (litoral norte) devem ter pancadas de chuvas frequentes.

Fique atento as atualizações dos próximos dias. Com informações da Climatempo. 

Últimos vídeos

Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:Formação de chuva intensa em Palmeira dos Índios/AL - 11/05/22

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A