Notícias

Home

Notícias

Entenda a chuva volumosa no fim da primavera e a tendência para o Verão 2023

Publicada por Thalyta Araújo em 23/12/2022
Tags:

Os problemas decorrentes da chuva volumosa que estamos vento em diversos estados brasileiros desde o último mês da primavera de 2022, começaram com a chuva intensa provocada por uma intensa frente fria que avançou sobre o Brasil no início de novembro.

No começo da segunda quinzena de novembro ocorreu a formação do primeiro evento da ZCAS. Esse é um sistema meteorológico típico do final de primavera para o verão, que causa a chuva volumosa por vários dias consecutivos em muitas áreas do país.

A ZCAS é um corredor de umidade reforçando por frentes frias que ficam próximas da costa da região Sudeste do Brasil. A primeira ZCAS da primavera de 2022 se organizou no começo da segunda quinzena de novembro. Na segunda quinzena de dezembro tivemos o segundo evento de ZCAS da primavera.

Figura 1: Sistemas que provocam a chuva volumosas sobre o Brasil no fim da primavera de 2022 – Fonte: Climatempo

Os dois episódios provocam chuva volumosa nos mesmos locais, como áreas do Espírito Santo, da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro (norte), Tocantins, Pará, Amazonas, Mato Grosso e Goiás.

A ZCAS é um sistema típico do verão e já havia provocado muito chuva no começo de 2022 e em parte da primavera de 2021, sobre as áreas do Norte, região Sudeste, Bahia, Tocantins e Goiás.

A chuva volumosa que caiu em novembro em áreas do litoral de Santa Catarina, do litoral do Paraná, Vale do Itajaí e litoral de São Paulo, se repetiu em dezembro, foi resultante de uma intensa infiltração de ar marítimo, provocado por ventos persistente e fortes soprando do mar para o continente, por vários dias consecutivos.

Essa circulação de ar marítimo também é bastante comum e ocasionada pelos ventos de sistemas de alta pressão atmosféricas que ficam posicionadas sobre o Oceano, na costa da Região Sul.

O fenômeno La Niña predominou no pacífico Equatorial Leste, região da costa do Peru, nos últimos três anos e é um dos fatores que facilitou a organização das ZCAS na parte norte da região Sudeste e no norte do Centro-Oeste nós verões de 2020, 2021 e agora em 2022. Nesta posição, as áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul, também causam grande volume de chuva sobre parte do Nordeste, principalmente sobre a Bahia.

Observação: A ocorrência da Zon de Convergência do Atlântico Sul é muito comum nos verões do Brasil.

Verão 2023


O verão 2023 terá uma grande diferença em relação aos dois últimos verões: o fenômeno La Niña finalmente vai se desconfigurar, mudando a distribuição de umidade e a circulação de ventos sobre o Brasil, alterando também para padrão de chuva.

De forma geral, o verão de 2023, vai trazer chuva acima da média para áreas do Norte e Nordeste do país. A Zona de Convergência Intertropical, outro sistema meteorológico típico do verão, que atua nas regiões tropicais do planeta, vai se aproximar do Brasil mais cedo do que o normal. Isso vai fazer com que a chuva fique mais frequente e volumosa em áreas como a faixa norte do Nordeste, o litoral do Pará e o Amapá.

Estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (centro-sul) e Rio de Janeiro, também devem ter um verão com pouco mais de chuva do que a média normal.

Vale lembrar que grande parte da Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, tiveram verões com menos do que a média nos últimos dois anos, como reflexo do fenômeno La Niña.

O Rio Grande do Sul deve repetir a situação dos últimos anos e deve acumular chuva dentro/pouco abaixo da média normal no verão 2023. Na primeira quinzena de janeiro de 2023, um novo episódio de ZCAS deve se organizar sobre o Brasil.  Mas desta vez, a chuva da ZCAS deve cair sobre os estados de São Paulo, Minas Gerais (centro-sul), Rio de Janeiro e Goiás.

Não há expectativa de formação de ZCAS em fevereiro, mas o sistema deve voltar em março, numa outra posição, ocasionando chuva volumosa novamente sobre o Espírito Santo, Rio de Janeiro (norte), Minas Gerais e Bahia.

Apesar da chuva acima da média esperada para março nessas regiões, os mesmos estados do Sudeste que sofreram com a chuva volumosa no fim da primavera de 2022 devem ter chuva um pouco abaixo da média durante o verão 2023.

Figura 2: Chuva de verão para 2023 – Fonte: Climatempo


Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:


                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                      
                                                                    Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                           Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                                Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
                                                           Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                                Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:           


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A