Notícias

Home

Notícias

Ciclone, temporais e ventos de até 100 km/h atingem parte do Centro-Sul do Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 16/08/2025
Tags:

Um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai está se aprofundando, intensificando os ventos no centro-sul do Brasil a partir de segunda-feira, 18 de agosto. Na terça-feira, a formação de um ciclone extratropical e uma frente fria aumentam o risco para tempestades severas e rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h, causando transtornos como quedas de árvores e falta de energia.

A imagem mostra o avanço de uma chuva intensa vinda do mar para o continente
Ciclone, temporais e ventos de até 100 km/h atingem parte do Centro-Sul do Brasil

 Áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (centro-oeste e sul), Paraná (oeste e sudoeste) e nas cidades de Mato Grosso do Sul (sudoeste e sul), o alerta é para ventos que podem atingir 80 a 100 km/h em algumas localidades, o que representa um alto risco para a queda de estruturas e árvores, destelhamentos e falhas na rede elétrica.

Aviso de chuvas e vento forte

Fique alerta para a formação da frente fria, pois ela trará um aumento nas chuvas, com potencial para temporais e granizo, principalmente no Rio Grande do Sul. A chuva pode ser intensa em Santa Catarina, no Paraná (sudoeste, oeste e sul), e no Mato Grosso do Sul (extremo sul), onde também há risco de raios e ventos fortes.

Devido ao volume de chuva, há uma alta probabilidade de alagamentos. A ventania pode causar agitação marítima na costa da Região Sul.

Na terça-feira, 19 de agosto, o contraste entre a massa de ar frio e o bloqueio atmosférico pode gerar rajadas de 60 a 80 km/h no norte do Paraná, interior e oeste de São Paulo, e no sul de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

Já na quarta-feira, 20 de agosto, mesmo com o ciclone se afastando para o alto-mar, o vento continuará forte na Região Sul, com rajadas que podem atingir 80 km/h, especialmente no Rio Grande do Sul. Fique atento as atualizações no decorrer dos próximos dias.

Com informações da Climatempo.


 Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


YouTube

No nosso canal do YouTube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 



 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A