Logo

Notícias

Home

Notícias

Ciclone extratropical provoca ventos fortes e mar agitado no Sul e Sudeste do BR

Publicada por Thalyta Araújo em 13/05/2022
Tags:

Ciclone extratropical provoca ventos fortes e mar agitado no Sul e Sudeste do BR

Um grande ciclone extratropical que se movimenta sobre o oceano, ao largo da Região Sul do Brasil, contribuiu para ventos fortes e o mar agitado. As ondas grandes são geradas em alto-mar e avançam para o litoral do Sul e Sudeste ainda nesta sexta-feira (13).


Alerta: Há risco de ressaca nas praias desde Rio Grande do Sul (Arraio Chuí), Santa Catarina (Laguna), e entre São Paulo e(Ilhabela) e Rio de Janeiro (Cabo Frio).



                                                      Figura 1: Prevenção em caso de mar agitado – Fonte: Climatempo

A Marinha do Brasil emitiu alertas para estas áreas, para as praias gaúchas e catarinense, o aviso de risco de ressaca é válido desde às 3 horas da madrugada desta sexta-feira (13), com alturas de ondas estimadas em até 2,5 metros.

No litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, o aviso de risco de ressaca é a partir das 15 horas desta sexta-feira (13), com ondas que podem chegar aos 2,5 metros de altura.

Alerta para navegação em alto mar, pois fica mais perigosa e arriscadas, decorrente aos ventos fortes, além do mar agitado e grandes ondas.

Figura 2: Representação do ciclone extratropical que está na costa da Região Sul, se afastando em alto-mar – Fonte: Climatempo

Mais ciclone na próxima semana

Na próxima semana mais um ciclone extratropical grande e forte se organiza perto do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) de maio. No decorrer da próxima semana este ciclone se movimenta pela costa do Sul e Sudeste do Brasil.

A expectativa é que outro ciclone forte, com pressão mínima muito baixa, entre 990 hPa a 980 hPa, este sistema vai provocar condições para rajada de vento e mar muito duro/alto na costa do Sul e do Sudeste.

Avisos da Marinha Brasil para sexta-feira (13)

Aviso NR 318/2022

Aviso de Ressaca: Emitido às 1330Z – QUA – 11/MAI/2022. Ressaca entre o Arroio Chuí/RS e Laguna/SC a partir de 130600Z. Ondas de S/SE 2,5 Metros. Válido até 150000Z.

Aviso NR 327/2022

Aviso de Ressaca: Emitido às 1730Z – QUI – 12/MAI/2022. Ressaca entre Ilha Bela/SP e Cabo Frio/RJ a partir de 131800Z. Ondas de S/SE 2,5 Metros. Válido até 160000Z.

Fique atento as atualizações nos próximos dias. Com informações da Climatempo.


Confira as notícias:

Outono 2022 no Brasil
Onda de frio pode trazer neve em maio?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A