Notícias

Home

Notícias

Ciclone extratropical e frente fria avançam sobre o sul do país e deixa em alerta para tempestades

Publicada por Thalyta Araújo em 05/10/2022
Tags:

A semana iniciou com temperaturas baixas e chuva em parte da Região Sul. Essas áreas de instabilidades perderam força no Rio Grande do Sul, mas ainda persistem em parte dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Nos próximos dias, a atuação do ciclone extratropical e a passagem de uma nova frente fria pela costa da Região, contribui para o risco de temporais, chuva volumosa e ventania.

A quarta-feira (05), uma mudança no padrão da circulação de ventos já transporta nuvens carregadas sobre o oeste do Paraná e noroeste do Rio Grande do Sul. A chuva pode vir em forma de temporais, com raios e queda de granizo, atingido áreas da Fronteira Oeste e a região das Missões no estado gaúcho e a região de Foz do Iguaçu, Guaíra e Umuarama no Paraná. Pode chover no extremo oeste de Santa Catarina, mas a chuva ainda ocorre de forma mais isolada.

Na quinta-feira (06), a formação de um ciclone extratropical no oceano na altura do Rio Grande do Sul, favorece o reforço da chuva sobre a Região. A quinta-feira (06) será de alerta para temporais em todo o inteiro da Região. As capitais, ficam em atenção para a chuva forte e persistente e as temperaturas ficam baixas.

Atenção:  As rajadas de vento podem chagar até 70 km/h em algumas regiões, incluindo o litoral dos três estados.

O ciclone extratropical se desloca do Paraguai em direção ao sul do país, dando origem a uma frente fria. Na sexta-feira (07) a frente fria atua mais sobre o Sudeste do país, mas o ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul provoca pancadas de chuva e rajadas de vento de mais de 80 km/h do sul ao leste, norte e nordeste gaúcho, inclusive a região de Porto Alegre.

A chuva ainda é presente em Santa Catarina (litoral sul, sul e serra), mas grande parte da Região volta a ficar firme. Mesmo com a presença do sol, as temperaturas ficam mais amenas, principalmente no leste do Paraná.

As rajadas de vento são ainda mais fortes na sexta-feira (07), com alerta para o Rio Grande do Sul (sul), áreas de serra do estado gaúcho e de Santa Catarina, nestas regiões as rajadas de vento podem chegar aos 100 km/h. Nas demais áreas do Sul as rajadas ficam entre 60 a 70 km/h. A expectativa é que o vento perca força já no sábado (08).

O mar fica agitado com ondas de até 3 metros de altura na sexta-feira (07), por toda a costa do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina. Veja abaixo o acumulado de chuva para o Brasil: 


Figura 1: Chuva acumulada de 04/10 a 08/10/22 - Fonte: Climatempo

Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:


 Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

  Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A