Notícias

Home

Notícias

Chuva volumosa, temperaturas altas e tempo seco para a Região Norte

Publicada por Thalyta Araújo em 23/06/2022
Tags:

Chuva volumosa, temperaturas altas e tempo seco para a Região Norte

O inverno começou oficialmente às 06:14h da manhã do dia 21 de junho e finaliza às 22:04h do dia 22 de setembro, ambos horários de Brasília. A estação será influenciada pelo fenômeno Lã Ninã pelo terceiro ano consecutivo. Confira abaixo a previsão para o Sudeste do Brasil:

Os impactos do fenômeno La Niña no inverno de 2022, contribui para a redução do volume e frequência de chuva na Região Sul do Brasil, contrário da Região Norte onde os acúmulos de chuva no extremo norte do país, afeta os níveis dos rios da bacia amazônica.

Ondas de frios

No decorrer do inverno de 2022, muitas frentes frias devem avançar peal costa do sul e sudeste do Brasil. Algumas poderão chegar até mesmo no litoral do leste do Nordeste. Mas apenas algumas frentes frias serão responsáveis pela massa de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, caracterizadas como ondas de frio.

Durante o inverno algumas frentes frias ainda devem alcançar o Nordeste, principalmente o litoral da Bahia, Sergipe e até Alagoas. Isso acontece devido o avanço dessas frentes frias acontecerem pelo mar.

Para o mês de julho a previsão é de pouca chuva para a região Nordeste, com tempo mais seco e com o afastamento da ZCIT que segue para o Norte do Brasil. Com exceção do norte do Maranhão onde pode ter volumes de chuva acima da média para o mês.

A expectativa é que a onda de frio passe pelo país na virada entre os meses de junho e julho. Outras duas ondas de frio devem avançar sobre o país ao logo do mês de julho, sendo a primeira no início e a segunda no final do mês.

Para o mês de agosto, ainda a previsão de uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, suficiente para provocar condições para geada na Região Sul e até em áreas do Sudeste.

As ondas de lestes e as frentes frias ainda serão presentes no mês de julho, contribuindo para áreas de instabilidades na faixa leste do Nordeste, com chuva volumosa que podem trazer transtornos em algumas localidades.  

Em agosto as frentes frias devem impactar um desvio positivo de chuva para o sul da Bahia e podem ter acúmulos acima da média. Para setembro o destaque será a rápida elevação de temperatura com previsão de onda de calor na segunda quinzena do mês.

Temperaturas

As expectativas são de temperaturas um pouco abaixo da média, Rondônia (sul), Acre e Amazonas (Sudoeste), decorrente ao avanço da massa de ar frio que alcançam estes estados e devem ocorrer ao logo do mês de julho. Nas demais áreas o calor é predominante com sol em boa parte do tempo.

No mês de agosto a temperaturas devem se manter elevadas em boa parte da região e em algumas áreas as máximas podem chegar aos 40 °C.

As temperaturas devem ficar acima da média esperada no Amazonas (Sul), Pará (sul), Rondônia e Acre. Nas outras localidades o calor fica dentro do que se espera para estação, contudo é muito calor.

Previsão do tempo para o inverno na Região Norte

O volume de chuva em julho ainda fica acima da média no norte da Região Norte, por influência do fenômeno La Niña. Somente duas ondas de frios devem provocar friagem no Acre, Rondônia e Amazonas (sul).  

Para o mês de agosto, os volumes de chuva em ainda são extremos em Roraima, Amapá e Para (extremo norte do estado), decorrente a influência do La Niña. Já no Amazonas, Tocantins, Acre, Rondônia e Pará (boa parte do estado), o mês de agosto deve ser seco e aumenta as condições para queimadas.

A previsão é de aumento na precipitação no Amazonas e Acre, ficando dentro ou acima da média para o mês de setembro. Nas demais áreas o tempo fica firme e seco, com diminuição da chuva no Amapá e Pará em relação aos meses anteriores.

A expectativa é que no mês de outubro os corredores de umidade já influenciem sendo um auxiliador na formação de chuva contribuindo para a regularização da temperatura. Com informações da Climatempo. 


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A