Home
Notícias
A segunda semana de agosto de 2022 começou com o tempo instável e muita nebulosidade sobre o estado de São Paulo. Várias áreas, como na região da capital paulista, não caía uma chuva suficiente para molhar o solo há 50 dias ou mais. A chuva veio com áreas de instabilidades de uma frente fria em formação sobre o centro-sul do país.
Em apenas 24h, entre a 19h do domingo (07) e 19h de segunda-feira (08), várias áreas do estado de paulista, incluindo a região da cidade da Grande São Paulo, registraram cerca da metade da chuva que seria normal para cair durante todo o mês de agosto, conforme o volume de chuva medidos pelo Cemaden do (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
O INMET registrou 16,2 mm de chuva no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, entre 19h de domingo (07) e 19h da segunda-feira (08) de agosto, correspondendo a metade da média para todo o mês que é de aproximadamente 32 mm. A média de chuva normal em agosto no estado de São Paulo varia de 20 mm a 60 mm, com os maiores valores no oeste e sul do estado.
Mais chuva?
A chuva veio em boa hora para molhar terra, baixando a poeira e melhorando a qualidade do ar que vinha piorando conforme os dias passavam. Uma frente fria está em formação sobre o centro-sul do Brasil e suas áreas de instabilidades persistem sobre São Paulo nesta terça-feira (09).
A expectativa é de chuva frequente e céu nublado durante todo o período do dia em parte do interior paulista, quase todo o litoral e a Grande São Paulo. Cidades do centro, oeste e sul do estado, como a região de Itapeva, Registro, Bauru, Ourinhos, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, ficam em alerta para temporais nesta terça-feira (09).
No norte do estado, na região de Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e litoral norte de São Paulo, a previsão é de pancadas de chuva ocorram em vários períodos do dia, mas pode revezar com curtos períodos de sol.
Com o excesso de nebulosidade, a chuva e a entrada de ventos frios de origem polar, a temperatura vai continuar amena em quase todo o estado de São Paulo.
Vai fazer mais frio?
As nuvens carregadas devem se afastar do estado de São Paulo durante a quarta-feira (10), mas a região metropolitana de São Paulo ainda deve ter chuva durante a madrugada e manhã, contudo o tempo firmar no decorrer da tarde. O sol já estará predominando no centro-oeste de São Paulo. A chuva deve diminuir, mas o frio aumenta na quarta-feira (10).
Atenção: Muita chuva na região do vale do Ribeira, litoral no extremo sul do estado de São Paulo, região de Iguape.
Durante a quinta-feira (11), o sol e o tempo seco já voltam a predominar em praticamente todo o estado de São Paulo, mas com sensação de frio na maior parte do dia.
O litoral paulista, a região da grande São Paulo, o Vale do Paraíba, vale do Ribeira e a Serra Mantiqueira ainda poderão ter chuva durante a quinta-feira (11) mas com alguns períodos de sol.
Ciclone extratropical provoca vento forte
Durante a quarta-feira (10), um ciclone extratropical estará próximo ao litoral do estado de São Paulo. A situação é de alerta para ventos fortes e mar agitado.
Rajadas de vento moderados a fortes também poderão acontecer na região da Grande São Paulo e em áreas do interior do sul e centro-leste do estado devido à proximidade com esse ciclone extratropical.
O ciclone se afasta durante a quinta-feira (10), mas o litoral paulista ainda poderá ter ventos fortes e o mar segue agitado. Com informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2025 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A