Notícias

Home

Notícias

Alerta! Passagem de frente fria intensa sobre o Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 06/08/2022
Tags:

A segunda semana de agosto será marcada por uma atmosfera explosiva sobre o país, incomum para este mês, sendo a estiagem. Vários eventos meteorológicos especiais poderão ocorrer, em todas as regiões do país, devido à passagem de uma intensa frente fria. Áreas a cerca de 100 dias sem chuva relevante (igual ou acima de 10 mm em 24h), poderão ter um pouco de chuva.

A frente fria deve se formar entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina durante a segunda-feira (08), mas só se intensifica por completo na terça-feira (09), com um ciclone extratropical que se forma sobre o Sul do Brasil.

Este sistema desloca-se sobre o interior do Brasil nos dias 9, 10 e 11 de agosto e trará também uma forte massa de ar frio de origem polar.

Atenção: A frente fria tem potencial para provocar  chuva forte, ventania, granizo e queda de temperatura significativa.

Há risco de geada e não se descarta a possibilidade de precipitação invernal, como chuva congelada e/ou neve, ainda fenômenos como tempestades de poeira. Além disso, o ciclone extratropical que se forma com a frente fria deverá provocar rajadas de ventos intensas na costa do Sul e do Sudeste, elevando as ondas.  

Quando a frente fria vai chegar?

A expectativa é que a frente fria comece a se formar na segunda-feira (08), e na terça-feira (09) já estará completamente organizada e se espalha sobre as demais regiões do país. O sistema deve atuar no país entre os dias 9 e 13 de agosto.

Atenção: Todas as regiões deverão sentir o impacto da frente fria, mas acontece de forma distinta.

Chuva forte ou volumosa

O Risco de chuva forte é alto nos três estados da Região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais (sul), Goiás (extremo sul do estado), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (oeste e sul), Acre, Rondônia e Amazonas.

Grandes acumulados e volumes de chuva podem ultrapassar os 100 mm em 24h, são esperados para áreas dos três estados da Região Sul.


Figura 1: Estimativa do volume de chuva para 5 dias – Fonte: Modelo ECMWF/Climatempo



Rajadas de vento intensa

As rajadas de vento podem ocorrer associadas ao ciclone extratropical, às grandes diferenças de temperaturas e de pressão atmosféricas em poucos quilômetros e também a presença de nuvens cumulonimbus.

Considerando estas situações meteorológicas, as fortes rajadas de vento podem ocorrer em todos os estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, Rondônia, Acre, Amazonas e parte da Bahia.

Nuvem de poeira

O levantamento de grande quantidade de poeira formando uma nuvem em movimento, não é descartado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Este fenômeno não é muito provável, mas com a ocorrência de ventos fortes e considerado que áreas do Sudeste e do Centro-Oeste já estão como o solo seco e sem cobertura vegetal, alguns levantamentos de poeira podem ocorrer.

Granizo

A possibilidade de granizo (pedra de gelo), decorrente a situação meteorológica especial na segunda semana de agosto de 2022. O fenômeno é considero para os estados da Região Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerias (sul/sudoeste), Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (oeste e sul), e com risco em Rondônia e Acre.

Queda de temperatura significativa

A massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria deve causar forte queda da temperatura na Região Sul, na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, em Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.

Figura 2: Estimativa de temperatura mínima no Brasil para 11/08 22 – Fonte: Modelos GFS/Climatempo

 

Figura 3: Estimativa de temperatura mínima no Brasil para 11/08/22 – Fonte: Modelos ECMWF/Climatempo


Precipitação de inverno

A probabilidade de precipitação de inverno como chuva congelada ou neve não é muita alta, mas não pode ser desconsiderada no Sul do Brasil. A chance de ocorrência seria nos dias 10 e/ou 11 de agosto, apenas nas áreas mais altas, acima de 1000 metros, da serra catarinense.

 

Figura 4: Tipos de precipitação de inverno - Fonte: Climatempo

Geada

Com a passagem do ar frio intensidade, o fenômeno da geada não pode ser descartado especialmente nos estados da Região Sul, mas também em estados como São Paulo, Minas Gerais (sul) e o Mato Grosso do Sul (sul/oeste).

Mar agitado e grandes ondas

Devido ao deslocamento sobre o mar do ciclone extratropical que se forma com a frente fria, ventos fortes, mar agitado e grandes ondas poderão ocorrer na costa do Sul e do Sudeste do Brasil.

Fique atento as atualizações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo.

Últimos vídeos

Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:Formação de chuva intensa em Palmeira dos Índios/AL - 11/05/22

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomum ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

 

 

 

 

 

 

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A