Home
Notícias
Neste sábado (21) uma baixa pressão atmosférica se forma na costa do Sudeste, precisamente na costa do Rio de Janeiro, com características de um ciclone subtropical e durante a sua formação e mais a convergência de umidade, que vem da Amazônia, trarão grandes volumes de chuva entre os quatro estados da Região, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
A previsão é que o ciclone subtropical tenha duração até o dia 23 de janeiro de 2023 e seguirá neste período para o alto mar. Caso sua formação seja confirmada, nas atuais simulações numéricas poderá se transformar em depressão e depois em tempestade subtropical ainda no final da semana em alto mar, do Oceano Atlântico – na altura do Sul e Sudeste, com ventos sustentados em torno dos 80 km/h.
O diagrama abaixo mostra as fases de ciclones, indicando a posição do ciclone subtropical, que neste caso é um sistema hibrido e simétrico. Ou seja, o ciclone subtropical se forma mais nas regiões dos subtópicos e hibrido, como uma área na alta troposfera e mais quente níveis mais baixos, além de ser simétrico, com áreas de baixa pressão posicionados quase que na mesma latitude e longitude nos diversos níveis da atmosfera.
Recentemente tivemos um ciclone subtropical, no início de janeiro de 2023, entre os dias 06 e 09, mas foi classificado apenas como depressão subtropical, porém a última tempestade subtropical foi a Yakecan, em meados de maio de 2022.
Volumes expressivos de chuva para o Sudeste do país
Conforme os modelos numéricos de previsão do tempo, a estimativa é que chove entre 100 e 400 mm na média entre 20 e 29 de janeiro de 2023 pelo Sudeste, mas não se descartam valores acima disso. A chuva não é somente pela formação do ciclone subtropical nos próximos dias, mas por um corredor de umidade na região, oriundo da Amazônia, junto a um cavado meteorológico nos níveis médios e altos da atmosfera (o qual é uma baixa pressão relativa) e mais uma área de baixa pressão atmosférica (a 1,5 km de altitude) entre os estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais no decorrer da próxima semana.
Ainda está sendo monitorado o corredor de umidade persistente da Região Norte ao Sudeste do país, que pode virar ou não uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2023.
Nos estados do Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, decorrente ao corredor de umidade, além da região do MATOPIBA, por influência da Borba do Vórtice Ciclônico nos altos Níveis da Atmosfera, ficam em atenção, e também a região norte do Amazonas até o Pará e o Amapá.
Essas áreas também estão sobre influência da alta umidade que vem do mar e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que neste último caso também contribui para o excesso de chuva na faixa norte do Nordeste e mais umas circulações ciclônicas nos médios e altos níveis da atmosfera entre o Acre e o Amazonas.
E na Região Sul, uma nova frente fria passará pela costa, e junto a alta umidade e calor, trará forte temporais nos três estados. Contudo, não há previsão de grandes volumes de chuva e não terá tanto impacto estiagem que a região vem passando.
Fique atento as atualizações no decorrer da próxima semana. Com Informações da Climatempo.
Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:
Confira as notícias:
Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?
AO VIVO:
Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil
Veja mais:
Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados
Youtube
No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo.
Clique aqui e acesse nosso canal
Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?
Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.
Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades
Explore
Câmeras Ao Vivo
© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A