Notícias

Home

Notícias

A semana começa com calorão, mas terminará com temporais, chuva volumosa e temperaturas amenas em Minas Gerais

Publicada por Thalyta Araújo em 17/01/2023
Tags:

Nos primeiros 15 dias de janeiro de 2023, as áreas que obtiveram os volumes de chuvas mais elevados em Minas Gerais foram as regiões do Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha, além de pontos do noroeste do estado, como em Patrocínio (em Cidade Jardim) que registrou 387,2 mm (sendo 63,5% a mais da climatologia do mês que é de 236,9 mm), Patrocínio do Muriaé e Santo Antônio do Itambé, com 347,2 mm e 368,8 mm, respectivamente, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Observação: Tanto Patrocínio do Muriaé quanto Santo Antônio do Itambé também ficaram com a chuva acima da média em janeiro, correspondendo a 42,1% e 53,6% acima da sua climatologia de janeiro, que é de 244 mm e 240,1 mm.

Figura 1: acumulados de chuva (diferença entre a chuva ocorrida e a média) entre 01/01 a 16/01/23 – Fonte: Climatempo

Já pelos dados das estações automáticas do INMET, os maiores acumulados de chuva neste início de janeiro de 2023 de Minas Gerais foram concentrados da Zona da Mata ao oeste e triângulo mineiro.

Veja os registros dos últimos 15 dias nas cidades abaixo:

- Passos/MG: acumulou 345,8 mm de chuva
- Florestal/MG: acumulou 355,6 mm de chuva
- Patrocínio/MG: acumulou 352,4 mm de chuva
- Timóteo/MG: acumulou 329,2 mm de chuva
- Dores do Indaiá/MG: acumulou 329,2 mm de chuva
- Muriaé/MG: acumulou 328,2 mm de chuva

Figura 2: acúmulos de chuva entre 01 e 15 de janeiro de 2023 – Fonte: INMET

Na capital mineira, os acúmulos foram de 242,4 mm pela estação do Aeroporto, mas pelos dados da estação convencional do INMET, chove 290,1 mm em Belo Horizonte, o que significa que está abaixo do esperado para média de janeiro que fica em torno do 330,9 mm e bem distante dos dados de janeiro de 2020 que foram de 934,7 mm, o período mais chuvoso da história da capital mineira desde 1910.

Figura 3: Chuva nos meses de janeiro de 2011 até 16 janeiro de 2023 em Belo Horizonte/MG – Fonte: INMET/Climatempo

 

A chuva tem sido frequente nestes últimos dias no estado mineiro, com acúmulos acima da média, além dos transtornos, com rios cheios e deslizamentos de terra, também associados ao excesso de instabilidade dos últimos meses.

Vale ressaltar que o final de novembro e dezembro de 2022, tivemos precipitações volumosas, decorrente a atuação de corredores de umidade, ou seja, já foram uns três episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) neste verão, e a passagem de uma forte frente fria, que alcançou até o nordeste do país, além de uma baixa pressão atmosférica entre o Sudeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Tendência para os próximos dias

Nesta terça-feira (17), os temporais mais intensos se concentram mais nas regiões do sul à Zona da Mata Mineira e sobre o Triângulo Mineiro, com potencial para granizo e rajadas de vento de mais de 60 km/h., mas de forma geral, boa parte de Minas Gerais terá chuva mais isolada e passageira.

As instabilidades nestes dois dias são decorrentes ao calor e alta umidade. Contudo, é no fim de semana que as precipitações se intensificam e os acúmulos de chuva devem ser expressivos, com potencial para transtornos, em especial a metade sul do estado, no Triângulo e na Zona da Mata Mineira.

Durante estes dias há também as atuações de um corredor de umidade mais persistente, junto a formação de uma baixa pressão atmosférica, a 1,5 km/h de altitude, entre os estados de São Paulo e de Minas Gerais, além de um cavado meteorológico nos níveis, médios e altos da atmosfera (sendo uma baixa pressão relativa e mais alongada) e da circulação dos ventos em altitude.

Na próxima semana teremos o reforço de uma frente fria pela costa do Sudeste, entre 23 a  25  de janeiro de 2023, que junto ao corredor de umidade que vem da Amazônia, trará além dos temporais, maiores volumes de água.

A estimativa é que entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2023 chova em torno dos 300 mm, podendo ultrapassar este valor na metade sul e em pontos do Triangulo Mineiro, segundo as simulações numéricas de previsão do tempo.

Figura 4: Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 21/01 e 25/01/23 – Fonte: Climatempo/Weather Research and Forecasting (WRF), com resolução de 27 km.

 

Figura 5: Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 16/01 e 20/01/23 – Fonte: Climatempo/Global Forecast System (GFS)

 

Figura 6: Acumulados de chuva previstos no Brasil entre os dias 16/01 e 20/01/23 – Fonte: Climatempo/Weather Research and Forecasting (WRF), com resolução de 27 km.

 

Atenção: embora a semana começou com temperaturas mais altas, o tempo fechando nos próximos dias levam a temperaturas amenas, já nesta sexta-feira (20) e o final do mês entre os dias 30 a 31 de janeiro de 2023, pelo estado, inclusive na metade sul.

Figura 7: Média temperatura máximas no Brasil entre os dias 17/01 e 21/01/23 – Fonte: Climatempo/ Global Forecast System (GFS)

 

Figura 8: Média temperatura máximas no Brasil entre os dias 22/01 e 26/01/23 – Fonte: Climatempo/ Global Forecast System (GFS)

Fique atento as atualizações no decorrer dos próximos dias. Com informações da Climatempo. 


Últimos vídeos
Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:


                                                                        Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                                          Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                             Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                        


Confira as notícias:

Você sabe o que é um meteoro?
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Você sabia que há três tipos de ciclones? Você acha que é incomuns ciclones no Brasil?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades

Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A