Logo

Notícias

Home

Notícias

Temporais, chuva frequente e volumosa para Salvador

Publicada por Thalyta Araújo em 03/03/2022
Tags:

Temporais, chuva frequente e volumosa para Salvador

A semana iniciou com tempo seco e quente na Bahia, e finaliza com o retorno de temporais e chuva volumosa, inclusive sobre a capital Salvador, que em apenas 4 dias pode superar a média de chuva para o mês de março.

Quinta-feira chuvosa em Salvador

Nuvens carregadas aumentam no litoral da Bahia, e provoca chuva forte na capital baiana. Em 6 horas, entre às 20:00h de quarta-feira (02) e 01:00h da madrugada desta quinta-feira (03), choveu cerca de 50 mm em vários locais da capital baiana.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, na estação Rádio Farol registrou 48,6 mm. No Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais (CEMADEN), na estação Rio Sena, foi 54 mm. No Posto Plataforma 53,2 mm, em Cajazeiras 50,4 mm, em Águas Claras 42,7 mm e Pirajá 41 mm.

O alerta é de chuva forte, volumosa e persistente, e pode levar a transtornos como alagamentos de vias e enchentes. Nuvens mais carregadas representadas em tons azulados, crescem sobre o litoral da Bahia nesta quinta-feira (03).

Figura 1: Sátelite GOES-16 Canal 13 - Fonte: Climatempo 


Alerta para temporais, chuva persistente e volumosa

Os ventos nos mais altos níveis da atmosfera junto da umidade vinda do oceano, intensificam os volumes de chuva na região do Recôncavo Baiano e em Salvador.

A previsão é de chuva forte e volumosa entre a quinta-feira (03) e domingo (06), com acúmulos entre 40 mm a 60 mm. O volume de chuva entre esse período se aproxima aos 185 mm em Salvador, valor em torno de 18% superior à média esperada que é de 157 mm para o mês de março. Confira na figura abaixo os acumulados de chuva para o Brasil nos próximos dias:

Figura 2: Chuva acumulada entre 02/03 a 06/03 - Fonte: Climatempo 

 

Próximos dias

Nesta sexta-feira (04), as áreas de instabilidades ganham força. O sol quase não aparecerá na capital baiana e a previsão de chuva seja frequente no decorrer do dia, que se estende ao fim de semana.

Com os volumes altos de chuva em Salvador, a região metropolitana e o Recôncavo ficam em alerta para transtornos, com ruas e vias alagadas, inundações, enchentes e eventual risco para deslizamento de terra e encostas.

Na segunda-feira (07), os índices pluviométricos reduzem, mas ainda com chance de alagamentos na cidade. Na terça-feira (08), as pancadas de chuva se tornam mais irregulares e pontuais, e a temperatura começa aumentar.

Sergipe também sentirá os efeitos dos volumes altos de chuva nos próximos dias, e devem registrar grandes acúmulos de chuva, com risco de transtornos. Com informações da Climatempo.

Salvador

Confira vários registros de chuva em Salvador:

Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:na imagem mostra a chuva intensa sobre Salvador/BA nesta manhã


Confira as notícias:

Passagem de chuva em Londrina/PR
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Despedida do verão e chegada do outono, o que esperar para o mês de março?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades



 

 

Câmeras Ao Vivo

© 2022 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A