Notícias

Home

Notícias

Tempestade, frente fria, geada e ventania no Sul do Brasil

Publicada por Thalyta Araújo em 30/03/2022
Tags:

Tempestade, frente fria, geada e ventania no Sul do Brasil

Frente fria avança sobre a região Sul e avança rapidamente nesta quarta-feira (30). A tendência é para tempestades severas, com temporais, granizo e rajadas de vento pelos três estados. O risco é maior para o Rio Grande do Sul, na madrugada, com ocorrência de chuva forte com trovoadas e atinge áreas da fronteira sul, Campanha Gaúcha e região de Uruguaiana.

No decorrer da manhã, a chuva ganha força nas áreas centrais do Rio Grande do Sul, como oeste, norte, região de Santa Maria, região metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha.  A frente fria contribui para temporais no final da manhã no estado de Santa Catarina e Paraná (sudoeste e região de Foz do Iguaçu).

Os temporais serão persistentes em boa parte do dia e acompanhadas de chuva intensa, com volumes elevados, raios, chance de queda de granizo isolado e ventos fortes (rajadas entre 60 e 90 km/h), que podem alcançar os 100 km/h.

Atenção: decorrente a frente fria severa, há condições de rajadas pelos estados nos três estados e mar agitado com ondas de até 2 metros de altura.

Maiores volumes de chuva previstos no Rio Grande do Sul

-São Pedro do Sul/RS: com acúmulo de 60mm
-São Luiz Gonzaga/RS: com acúmulo de 60mm
-Santiago/RS:  com acúmulo de 60mm
-Santa Bárbara do Sul/RS: com acúmulo de 60mm
-Porto Alegre/RS: com acúmulo de 40mm

Transtornos na costa e ressaca

Com o aumento da chuva e do nível do mar, os alagamentos podem acontecer nas áreas da Grande Florianópolis, litoral sul e condições moderadas para o litoral norte catarinense. Há risco de ressaca, alagamentos e transtornos associados aos ventos fortes.

No período da noite o tempo já volta a ficar mais estável na metade sul do Rio Grande do Sul, porém ainda chove sobre as demais áreas da região.

Queda acentuada da temperatura

 Ainda nesta quarta-feira (30), os ventos começam a soprar do quadrante sul e a temperatura fica amena, assim, fronteiras do Rio Grande do Sul com o Uruguai podem registrar suas menores temperaturas do dia e no período da noite.

Frio ganha força na quinta-feira (31)

Depois da passagem da frente fria pela região Sul, uma massa de ar polar frio e seco, avança sobre todas as áreas do sul. O centro desta massa de ar frio se encaminha para o interior do continente, entre a Argentina e o Uruguai, contribuindo para que o ar frio chegue com mais força ao Sul do Brasil.

A temperatura tem uma queda significativa na quinta-feira (31), principalmente no Rio Grande do Sul, e em alguns pontos na campanha Gaúcha a risco de geada. No centro, oeste e norte do estado gaúcho, a manhã será gelada, mesmo com a presença do sol, a temperatura demora a subir e a sensação será de friozinho.

Ventos fortes e agitação marítima na quinta-feira (31)

Os ventos ficam fortes nas áreas costeiras da Região Sul, com rajadas em torno de 65km/h no litoral gaúcho e de até 75km/h em Santa Catarina (litoral e leste) e Paraná.

Atenção: mar agitado em todo o litoral da Região Sul durante todo o dia, com ondas de até 2,5 metros de altura.

Geada na Serra Catarinense e Gaúcha na sexta-feira (01)

A expectativa é que o primeiro dia do mês de abril, seja um dos mais frios até o momento. A massa de ar seco de origem polar, contribuirá para temperaturas mais amenas e manhãs frias em toda região Sul.

Risco de geada e temperaturas bem baixas na região dos Campos de cima da Serra e Serra Catarinense. Condições de nevoeiro pela manhã nas áreas do centro-sul gaúcho e Paraná (sudoeste).  

E o frio será persistente no fim de semana, principalmente nas primeiras horas do dia, mas as tardes devem ser mais quentes, principalmente no Rio Grande do Sul. Com informações da Climatempo. 

Últimos vídeos

Confira os últimos vídeos registrados pelas câmeras do Clima ao Vivo:

                                                           Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:

                                                              Clique na imagem abaixo para ver o vídeo exclusivo:


Confira as notícias:

Passagem de chuva em Londrina/PR
Até o fim de 2100, incêndios florestais podem aumentar 50%
Despedida do verão e chegada do outono, o que esperar para o mês de março?


AO VIVO:

Veja mais de 240 câmeras em todo o Brasil


Veja mais:

Últimas cidades ativadas
Últimos meteoros registrados


Youtube

No nosso canal do Youtube você pode conferir vídeos exclusivos de meteoros, tempestades, pancadas de chuvas, nuvens raras, dentre muitos outros fenômenos e eventos naturais e/ou extremos. Inscreva-se e recebe nosso conteúdo exclusivo. 

Clique aqui e acesse nosso canal 


Quer receber conteúdo exclusivo no WhatsApp ou Telegram?

Envie um oi nosso WhatsApp ou Telegram: (37) 99831-0169 ou clique aqui para ser direcionado que vamos te adicionar na nossa Lista de Transmissão para receber conteúdo exclusivo sobre tempo e clima.


Veja AO VIVO através de nossas câmeras como está o tempo em mais de 180 cidades



Explore

NotíciasVídeosComunidade

Câmeras Ao Vivo

© 2024 Clima Ao Vivo.
Todos os direitos reservados. Startup apoiada pela FCJ Participações S.A